Prefeito José Roberto Ronqui (PSD) avalia os avanços nesses setores, a conquista do equilíbrio orçamentário no município e outras realizações de sua gestão

O prefeito José Roberto Ronqui

Os investimentos no setor educacional e na rede pública de saúde são as principais marcas da gestão do prefeito José Roberto Ronqui (PSD) em Palmital, município de 22 mil habitantes do interior paulista. Outro avanço importante conquistado pelo atual governo foi o equilíbrio orçamentário.

Quando assumiu a administração, em 2017, Ronqui teve de lidar com uma dívida herdada de gestões anteriores, que chegava a cerca de R$ 16 milhões. “Nossa principal conquista foi a retomada de obras que estavam paralisadas em gestões anteriores e o principal desafio foi o controle das finanças, que estavam extremamente defasadas no município”, frisou o prefeito.

Em entrevista ao site do PSD, Ronqui falou sobre suas realizações à frente da Prefeitura, o enfrentamento à covid-19 na cidade e o que ainda falta realizar em Palmital.

Como o senhor avalia a sua gestão? Quais foram as suas principais conquistas e desafios?

Avalio como muito positiva a nossa gestão. Trouxemos muita credibilidade para a gestão pública. Nossa principal conquista foi a retomada de obras que estavam paralisadas em gestões anteriores e o principal desafio foi o controle das finanças, que estavam extremamente defasadas no município. Assumimos 16 milhões em dívidas e já realizamos o pagamento de 15 milhões.

Quais áreas foram tratadas como prioridades pela Prefeitura?

Saúde e educação. Investimos 32% em saúde e 27% na educação. A Constituição Federal estabeleceu os investimentos mínimos de 15% e 25% nesses setores, respectivamente. Conseguimos realizar diversas ações também na área dos esportes, com a reforma dos ginásios, a construção de uma quadra de futebol society, uma quadra de vôlei de areia e uma nova pista de skate.

Ronqui participa da inauguração de unidade de saúde mental

A pandemia de covid-19 tem sido um desafio para todos os gestores, que precisam conciliar as atividades econômicas do município e o combate à doença. Como a sua gestão enfrentou a pandemia?

A pandemia demorou para chegar ao nosso município. Não vimos a necessidade de ser tão rigorosos com o fechamento do comércio. Mesmo com essa flexibilidade, nosso município mantém o menor índice de contaminados da doença em comparação com as outras cidades da região (De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura nesta quinta-feira, 30, a cidade registrou 75 casos de covid-19 e uma morte provocada pela doença. Outros 96 pacientes aguardam os resultados de exames laboratoriais).

O que foi realizado na área da saúde desde o início do seu mandato?

Agilizamos mais de 4.000 consultas e cirurgias que estavam paralisadas, investindo recursos próprios nessa ação. Conseguimos também adquirir 12 novos veículos para a frota da saúde servir a população que necessita realizar tratamentos em outros municípios. Conseguimos levar atendimento médico à população de bairros rurais.
Realizamos também, em 2019, a intervenção consensual na Santa Casa de Misericórdia para impedir seu fechamento. Melhoramos o atendimento de saúde bucal nos postos, com a implantação de novos procedimentos, como a extração do dente do siso e atendimentos em horário noturno. Inauguramos um novo prédio para atender os pacientes da Saúde Mental, muito mais espaçoso e capacitado.

Quais foram as políticas sociais desenvolvidas pelo seu governo?

Realizamos a entrega de 4,2 mil cestas básicas, por ano, para a população em estado de vulnerabilidade social. Efetuamos repasses na importância de R$ 807 mil para organizações da sociedade civil que atendem ao mesmo público que o município atende.

Regularizamos e incrementamos o quadro de funcionários do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). Com isso, o serviço, que contava somente com uma assistente social, foi incrementado com mais um assistente social, um advogado, dois psicólogos, um oficineiro, um funcionário na recepção e um funcionário na limpeza.

Realizamos a estruturação da rede socioassistencial, com esforço conjunto da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria de Administração, por meio do Decreto Municipal nº 4.580/20. A concessão de benefícios eventuais do município, tais como cestas básicas, auxílio-funeral, auxílio-natalidade, entre outros, viabilizou R$ 339.168,00 de recursos extraordinários do cofinanciamento federal e estadual do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), provenientes do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) e Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS), para incremento temporário na execução de ações socioassistenciais de combate à covid-19.

A sua gestão realizou projetos de estímulo ao empreendedorismo?

Sim. Realizamos diversos cursos e palestras de capacitação, além do financiamento de microempreendedores por meio do Banco do Povo; a Sala do Empreendedor, em parceria com o SEBRAE; e o lançamento do portal Não Para, Palmital, que possibilitou o anúncio das atividades de empresas, autônomos, feirantes, entre outros, para ajudar esses comerciantes durante o período da pandemia.

Frota renovada de veículos na saúde

Na área da educação, quais foram as principais realizações?

Realizamos a adequação do quadro de funcionários por meio de concurso público. Investimos R$ 256 mil para garantir a qualidade e higiene no transporte da alimentação escolar com a aquisição de dois furgões. Adquirimos também dois ônibus escolares para melhorar o transporte de nossos alunos.
Entregamos, anualmente, uniformes escolares para todos os alunos da rede municipal de forma gratuita, no que investimos R$ 400 mil reais por ano. Outra grande inovação foi a implantação do Sistema Sesi de Ensino nas nossas escolas municipais. Coordenadores e professores foram qualificados para trabalhar com o novo material, que está classificado como um dos melhores do Brasil. Realizamos, ainda uma importante parceria com a UNESP – Campus de Assis para oferecer em nossa cidade um cursinho pré-vestibular totalmente gratuito aos alunos que cursam o 3º colegial.

Como foi a relação com o poder legislativo durante o seu mandato?

Foi regular. Tivemos muitos entraves por conta dos vereadores serem de oposição à nossa administração.

Quais são os valores e projetos defendidos pelo PSD com os quais o senhor mais se identifica?

A redução das desigualdades sociais e o apoio ao empreendedorismo como gerador de oportunidades.

O que ainda falta realizar na cidade?

Temos muitos projetos por realizar, entre eles a troca de toda a iluminação pública por lâmpadas de LED, o convênio para a construção de casas populares e a criação de um distrito industrial.