Município administrado pelo prefeito Délcio Sato (PSD) destacou-se em levantamento realizado pela organização Comunidade Educativa Cedac

Ubatuba obteve nota 5 no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), superando a média nacional de 4,71.

Administrado pelo prefeito Délcio Sato (PSD), o município de Ubatuba, no litoral Norte paulista, obteve nota 5 no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), superando a média nacional de 4,71. O levantamento é realizado pela Comunidade Educativa Cedac, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público que atua desde 1997 pela melhoria das condições de aprendizagem na rede pública de ensino. As notas vão de 0 a 10.

Dos 4.909 municípios avaliados, 1.191 não conseguiram mostrar avanços no setor educacional, o que representa 24% do total. Mais informações sobre o estudo podem ser conferidas aqui.

“O resultado reflete o empenho da equipe, da comunidade e o compromisso da administração em priorizar e garantir a aplicação dos recursos no setor”, destacou o prefeito.

O IOEB foi criado em 2015 por dois ex-funcionários do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep): Reynaldo Fernandes, ex-presidente do instituto, e Fabiana de Felicio, ex-diretora de estudos educacionais da instituição. Divulgado a cada dois anos, o índice leva em consideração fatores que são divididos em dois grupos: insumos e resultados educacionais.

Entre os indicadores de insumos educacionais estão a escolaridade dos professores, número médio de horas de aula por dia, experiência dos diretores e taxa de atendimento na Educação Infantil. Já os indicadores de resultados educacionais incluem as notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e a taxa líquida de matrícula no Ensino Médio.

Para a secretária municipal de Educação, Pollyana Gama, a nota de Ubatuba confirmou que a cidade está no rumo certo. “Ubatuba avançou e ficou acima da média nacional e do Estado de São Paulo. Com isso, a responsabilidade de toda nossa equipe aumenta. O bom é que temos muitos profissionais, famílias comprometidas e um prefeito que tem colaborado para isso, pois o propósito de promover uma aprendizagem cada vez mais significativa e de boa qualidade aos nossos alunos é comum a todos nós.”