Gestão do prefeito Sergio Del Bianchi Junior (PSD) faz município do interior paulista atingir o nível mais elevado no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira

O prefeito Sergio Del Bianchi Junior

 

Sob a gestão do prefeito Sergio Del Bianchi Junior (PSD), Espírito Santo do Pinhal, município de 44 mil habitantes do interior paulista, alcançou o nível 4, o mais elevado no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB). O levantamento é realizado pela Comunidade Educativa Cedac, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público que atua desde 1997 pela melhoria das condições de aprendizagem na rede pública de ensino.

A nota da educação pinhalense foi 5,3, maior que a média nacional de 4,7, e aponta um crescimento contínuo. Em 2015 e 2017, o município obteve notas 5,0 e 5,2, respectivamente. As notas vão de 0 a 10.

O prefeito destacou que o resultado positivo reflete a prioridade que sua gestão dá aos investimentos na área educacional. “Sabemos que os recursos são escassos, por isso precisamos fazer uma gestão firme e pautada na eficiência. Esse resultado demonstra que cada centavo na educação está bem aplicado, pois temos uma equipe coesa e comprometida com a qualidade de ensino das nossas crianças e jovens pinhalenses. É um sentimento de grande felicidade por essa conquista, pela qual parabenizo toda a equipe da Educação”, disse Sérgio Del Bianchi.

Para a diretora do Departamento de Educação da Prefeitura de Espírito Santo do Pinhal, professora Marilda dos Santos Miglinski, a parceria entre o poder público e a comunidade escolar foi fundamental para que a cidade conquistasse avanços no setor.

“Ficamos muito felizes porque é a confirmação de que estamos no caminho certo, desenvolvendo ações efetivas que possibilitam a transformação da nossa sociedade através da educação. É muito gratificante e ao mesmo tempo desafiador, uma vez que trabalhamos muito para promover uma educação de qualidade em nossa cidade. Uma conquista que é de todos nós.”

Divulgado a cada dois anos, o IOEB é um indicador que não considera apenas o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), mas outras variáveis como a oferta de vagas, a formação de professores, a experiência dos diretores e formação continuada da equipe pedagógica. Toda a metodologia de estudo segue a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabeleceu parâmetros para a elaboração dos currículos escolares.