No primeiro trimestre deste ano, munícipio arrecadou R$ 7,8 milhões com o pagamento do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Valor é quase o dobro do total verificado no mesmo período em 2019 e 2020

O prefeito Emil Ono: “Tivemos ótimos índices de movimentação econômica na cidade”

Administrado pelo prefeito Emil Ono (PSD), o município de Atibaia, no interior do Estado de São Paulo, registrou no primeiro trimestre deste ano um aumento de 87,92% na arrecadação do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), na comparação com o mesmo período de 2020. O pagamento do tributo municipal é realizado pelo comprador no processo de aquisição de uma propriedade. De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças de Atibaia, de janeiro a março deste ano, a Prefeitura arrecadou R$ 7,882 milhões.

Nos três primeiros meses do ano passado e de 2019, foram R$ 4,194 milhões e R$ 4,088 milhões, respectivamente. A arrecadação verificada somente neste primeiro trimestre é quase a metade dos R$ 16.400.621,21 registrados em todo o ano de 2019.

O prefeito ressaltou que os números positivos têm relação direta com indicadores como segurança pública e governança, além do trabalho realizado pela gestão, que procurou atrair empreendimentos para o município, com população estimada em 144 mil habitantes. “Durante nossos primeiros 100 dias de governo, não deixamos de investir na melhoria da qualidade de vida da nossa população. Uma das áreas de destaque foi o desenvolvimento econômico. Conquistamos uma unidade do Poupatempo para Atibaia, criamos mais empregos, mesmo neste período difícil da pandemia. Tivemos ótimos índices de movimentação econômica na cidade, como o do ITBI, entre outras ações. Nosso trabalho de cuidar das pessoas segue firme”, afirmou Emil Ono.

Por meio do Programa Inovati, a Prefeitura investiu cerca de R$ 700 mil em empresas voltadas à inovação. A administração também lançou um edital para empresas interessadas em fazer parte da Incubadora de Base Tecnológica e Economia Criativa de Atibaia (Inatec). Em parceria com o Sebrae, a administração desenvolveu o Plano de Desenvolvimento Local, que contou com a participação da Associação Comercial e Industrial Atibaia (ACIA).