Uma das prioridades da gestão Kassab na Prefeitura foi a atenção aos idosos e a sua inclusão em programas municipais. Em 2012, mais de 19,3 mil idosos participavam diariamente de programas do município.
Residência para idosos inaugurada em dezembro de 2012 por Gilberto Kassab no Butantã, zona oeste

Residência para idosos inaugurada em dezembro de 2012 por Gilberto Kassab no Butantã, zona oeste

 

A esperança de vida ao nascer da população do país atingiu 74,9 anos em 2013, 3 meses e 15 dias a mais do que em 2012, segundo dados do IBGE divulgados nesta segunda-feira (1°) e divulgados pela versão online do jornal Folha de S.Paulo.

Segundo o IBGE, o brasileiro “ganhou” 12,4 anos de vida em relação a 1980, quando a expectativa para a população de ambos os sexos era de 62,5 anos, uma diferença de 12,4 anos em relação ao apurado em 2013.

Na média anual, portanto, a expectativa de vida ao nascer no Brasil subiu 4 meses e 13 dias.

Pelos dados da pesquisa, a unidade da federação com maior expectativa de vida ao nascer para ambos os sexos, em 2013, foi Santa Catarina, com 78,1 anos.

Para a população masculina, o aumento foi de 3 meses e 29 dias. Os homens, porém, têm uma expectativa menor: ela passou de 71 anos em 2012 para 71,3 anos em 2013. Já para as mulheres, o ganho foi um pouco menor (3 meses e 14 dias), subindo de 78,3 anos para 78,6 anos.

O IBGE revela ainda revela ainda que a taxa de mortalidade infantil (até 1 ano de idade) em 2013 ficou em 15 para cada mil nascidos vivos e a taxa de mortalidade na infância (até 5 anos de idade) ficou em 17,4 por mil.

As informações estão nas Tábuas Completas de Mortalidade do Brasil de 2013, que apresenta as expectativas de vida às idades exatas até os 80 anos e são usadas pelo Ministério da Previdência Social como um dos parâmetros para determinar o fator previdenciário, no cálculo das aposentadorias do Regime Geral de Previdência Social.

A maior mortalidade da população masculina em relação à feminina pode ser observada desde o instante do nascimento. A probabilidade de um recém-nascido do sexo masculino não completar o primeiro ano de vida foi de 16,3 para cada mil nascidos vivos. Para o sexo feminino, este valor foi de 13,7 por mil, uma diferença de 2,6 óbitos. Assim, a mortalidade infantil para os meninos é 1,2 vez maior do que para as meninas.

Entre 1 e 2 anos de idade, este valor passa para 1,3 vez, mantendo-se neste nível até os 9 anos. A partir desta idade, cresce até atingir o valor máximo entre os 22 e 23 anos: um homem de 22 anos tem 4,6 vezes mais chances de não atingir os 23 anos de idade do que uma mulher, e a seguir decresce conforme a idade aumenta.

A população brasileira vem envelhecendo rapidamente, tanto em função do declínio da fecundidade quanto da mortalidade. Esta última variável tem influência direta no aumento da longevidade dos brasileiros. Em 1980, de cada mil pessoas que atingiam os 60 anos, 656 não chegariam aos 80 anos. Em 2013, de mil pessoas com 60 anos, 427 não completariam os 80 anos, representando 229 óbitos a menos.

 

Prioridade ao idoso

Uma das prioridades da gestão de Gilberto Kassab na Prefeitura paulistana foi a atenção aos idosos e a sua inclusão em programas da administração municipal. Na Rede de Proteção ao Idoso, houve um aumento de cerca de 40% na capacidade de atendimento diária, além da ampliação das  instituições de longa permanência para idosos (ILPI). Em 2012, cerca de 19,3 mil idosos eram atendidos diariamente pelo município.

Em 21 de dezembro de 2012, Kassab inaugurou a nona ILPI, totalizando 510 vagas desse tipo na rede municipal. “Este equipamento tem um simbolismo muito grande por ser voltado aos idosos. Nós encontramos São Paulo com um atendimento a 30 idosos. Hoje a cidade oferece o serviço a mais de 500 idosos sendo atendidos 24 horas por dia”, disse Kassab à época.

As unidades recebem pessoas de ambos os sexos, com diferentes necessidades e graus de dependência, que não dispõem de condições para permanecer na família, que estão com vínculos familiares fragilizados ou rompidos, em situações de negligência familiar ou institucional, sofrendo abusos, maus tratos e outras formas de violência, ou com a perda de auto cuidado.

Os idosos são atendidos em período integral por uma equipe composta por 25 funcionários, entre assistentes sociais, orientadores socioeducativos, agentes operacionais, cozinheiras, psicólogo e enfermeira, que dividirão cinco turnos de trabalho. Eram oferecidas cinco refeições (café da manhã, almoço, café da tarde, jantar e lanche da noite).