Município do interior paulista administrado pelo prefeito João Dado (PSD) ocupa a 20ª posição em levantamento do Centro de Liderança Pública (CLP). Estudo avaliou a qualidade dos serviços públicos em 405 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes

O prefeito João Dado

 

Administrada pelo prefeito João Dado (PSD), a cidade de Votuporanga, no interior do Estado de São Paulo, conquistou o 20º lugar no Ranking de Competitividade dos Municípios, estudo promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Realizado em parceria com o Sebrae e a startup Gove, o levantamento analisou 405 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes e foi dividido em três tópicos – Sociedade, Economia e Instituições – chamados pelos pesquisadores de dimensões.

Os tópicos são detalhados em 12 pilares, como Segurança e Funcionamento da Máquina Pública, além de 55 indicadores, entre eles a cobertura de abastecimento de água, mortalidade de jovens, qualificação do servidor e transparência municipal. A íntegra da pesquisa, baseada em dados oficiais divulgados entre 2017 e 2019, pode ser conferida aqui.

Em uma escala de 0 a 100, Votuporanga recebeu a nota máxima na avaliação da rede de atenção básica à saúde, conquistando o primeiro lugar entre as cidades avaliadas. O município administrado por João Dado, que tem cerca de 95 mil habitantes, também obteve a primeira colocação na análise do acesso aos serviços de saúde, com nota 95,11.

Votuporanga destacou-se, ainda, no acesso à educação, quesito em que obteve nota 64,69, a maior pontuação entre os participantes. No ranking geral, a média da cidade foi 57,74.

O trabalho de João Dado como gestor já havia sido reconhecido pelo Conselho Federal de Administração (CFA). Desde 2018, o órgão já concedeu à cidade três títulos anuais de Governança Municipal. “Isso comprova, mais uma vez, que o nosso governo trabalhou incansavelmente para a melhoria dos serviços públicos. Estamos encerrando um ciclo com a sensação de dever cumprido e sabemos que deixaremos um legado para os próximos gestores”, afirmou o prefeito.

Para o diretor executivo do Centro de Liderança Pública, Tadeu Barros, a competitividade de um município está diretamente ligada à capacidade de ação dos seus líderes. “O ranking veio oferecer as bases para a construção do legado de competitividade para aqueles governos que assim desejam fazer.”