Pesquisa realizada pela ONG Rede Nossa SP e Ibope mostra que a avaliação positiva da atuação da Prefeitura teve seu recorde em 2008, quando o prefeito era Gilberto Kassab

A Rede Nossa São Paulo e o Ibope Inteligência divulgaram nesta quarta-feira (22) a pesquisa “Viver em São Paulo”, estudo baseado em 800 entrevistas, em todas as regiões da cidade, sobre o que pensam os paulistanos a respeito da qualidade de vida na capital. A avaliação positiva da atuação da Prefeitura teve seu recorde em 2008, quando o prefeito era Gilberto Kassab, hoje presidente nacional do PSD. Para entender melhor os bons resultados, veja como foi a gestão Kassab na Capital clicando aqui.

A série histórica da pesquisa mostra que, em 2008, 46% dos entrevistados avaliavam como ótima e boa a administração municipal, enquanto 41% a consideravam regular. Em 2015, na gestão de Fernando Haddad (PT), os números passaram a 15% (bom/ótimo) e 31% (regular); em 2019, com Bruno Covas (PSDB), os indicadores são de 18% de bom e ótimo e 43% de regular.

Outro indicador é que em 2008, quando questionados sobre a confiança na Prefeitura, o indicador foi de 50%, o maior desde então. Atualmente, esse índice é de 34%, aponta a pesquisa. Os maiores indicadores do histórico desse estudo também se aplicam a 2008 para a confiança nas subprefeituras (49%), SPTrans (a autarquia que coordena o transporte coletivo na capital, com 67%) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), com 57%. Nos dados divulgados nesta quarta, os percentuais atuais são, respectivamente, de 31%, 51% e 35%.

 

O então prefeito Gilberto Kassab entrega o kit do programa Mãe Paulistana, que prestava assistência completa às gestantes mesmo após o nascimento do bebê

 

Gilberto Kassab se tornou prefeito de São Paulo em 2006 – era vice de José Serra. Foi reeleito em 2008 (o único administrador municipal de SP a conseguir a recondução). “Acredito que esses dados demonstram reconhecimento do que nossa equipe fez anos atrás no município, e se expressam em diferentes aspectos da administração. Como exemplo, uma grande questão a se considerar na administração municipal é o trabalho de zeladoria e isso se expressa na boa avaliação das subprefeituras”, afirmou o ex-prefeito.

Kassab também destacou realizações como a ampliação de vagas em creches, a entrega de AMAs (unidades de assistência médica ambulatorial), a Lei Cidade Limpa – que regulou a presença da propaganda que tomava a cidade e se tornou referência internacional para gestão urbana e combate à poluição visual – e os repasses do município ao Metrô.

Segundo o levantamento, a Igreja e a Prefeitura são apontadas como instituições que mais contribuem para a melhora da qualidade de vida do paulistano. Além disso, cresceu ao longo dos últimos levantamentos a percepção positiva quanto à atuação dos empresários e empresas privadas e do Ministério Público.

Algumas realizações

Entre outras ações desenvolvidas na gestão Kassab, foram entregues 107 AMAs, além da inauguração de 25 Centros Educacionais Unificados (CEUs), e a ampliação das vagas em creches, chegando a 210 mil. Além disso, se destacaram também os investimentos em ciclovias e ciclofaixas levando em consideração aspectos globais do tráfego na cidade, o aprimoramento do sistema de bilhete único, a consolidação da Virada Cultural, os investimentos em novos parques de lazer e a implementação da Virada Esportiva.

 

Confira outros números da pesquisa da Rede Nossa SP