O parlamentar paulista (foto) diz que as torcidas são responsáveis pelo espetáculo proporcionado pelo esporte e que “não podemos elitizar o futebol, cobrando preços altos”.
Deputado Goulart (SP) – Fotos: Cláudio Araújo

Representantes das torcidas organizadas defenderam, nesta terça-feira (26), em audiência pública realizada pela comissão mista da Medida Provisória 671/15, a fixação de percentuais para a venda de ingressos a preços populares. O deputado Goulart (SP) apoiou a sugestão e afirmou que o ingresso a preços populares é uma boa alternativa para garantir maior presença nos jogos.

“Não podemos elitizar o futebol, cobrando preços altos. Dessa maneira vamos acabar com o torcedor que é trabalhador e não tem condições de pagar R$ 300 por um ingresso”.

A proposta institui o Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro, o Profut. O parlamentar afirmou que foi importante ouvir esses representantes porque. “O ator principal é o jogador, mas quem realmente faz a festa nas arquibancadas é o torcedor”.

Os líderes de torcidas ressaltaram também que a questão da violência nos estádios precisa ser tratada como um problema social que reflete a realidade do país como um todo e não apenas no âmbito das partidas de futebol.

Goulart destacou que as agremiações não devem ser responsabilizadas pelos atos de violência. “Infelizmente, existe um preconceito em relação às torcidas organizadas. Estamos lutando para vencê-los. As agremiações não participam de atos de violência. Quem deve ser punido é o indivíduo.”

O deputado Evandro Roman (PR) reforçou que o problema da violência é uma questão social. “A agressividade, muitas vezes transferida para as torcidas organizadas, está no homem e, por isso, não podemos satanizar as agremiações, mas sim, solicitar que elas busquem, cada vez mais, retirar de suas estruturas pessoas com esse tipo de comportamento”.