Secretário estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Mauro Arce, disse que entre maio e junho deve entrar em vigor um ônus para aqueles que aumentarem o consumo.

agua de torneiraO governo estadual continua negando que esteja fazendo rodízios ou cortes de água em São Paulo, mas já estuda uma punição para quem aumentar o consumo na região metropolitana. Em entrevista à Rádio CBN, o secretário estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Mauro Arce, disse que entre maio e junho deve entrar em vigor um ônus para aqueles que aumentarem o consumo. Segundo ele, 75% dos consumidores já reduziram a quantidade de água consumida. Ouça aqui a entrevista completa.

Por sua vez, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), informou que 24% dos clientes abastecidos pelo Sistema Cantareira aumentaram o consumo em fevereiro, quando começou o plano de bônus para quem diminuísse o gasto, informou o jornal O Estado de S.Paulo. Leia aqui.

De acordo com Mauro Arce, a multa em estudo vai incidir sobre a parcela dos consumidores que vem gastando mais água. Segundo ele, o programa ainda está em fase de estudo. “Estamos indo para uma linha de que ônus será igual ao bônus em termos de percentual”, disse.

No caso do plano de bônus, a Sabesp dá desconto de 30% na conta de água para quem reduzir o consumo em ao menos 20%. A medida começou em fevereiro para os consumidores abastecidos pelo Cantareira. Segundo o governo, 37% atingiram a meta e ganharam o bônus e outros 39% reduziram o consumo, mas não atingiram o patamar mínimo do programa.

Em abril, o plano foi expandido para quem recebe água dos sistemas Guarapiranga e Alto Tietê, cerca de 17 milhões de clientes. Os dois mananciais passaram a abastecer cerca de 1,6 milhão de imóveis que antes recebiam água do Cantareira, que enfrenta a pior seca na sua história e está com apenas 12,2% da capacidade.