Parcerias realizadas pelo prefeito Guti (PSD) garantiram instalação de tomógrafo que registra imagens tridimensionais no Hospital Municipal de Urgências. Ambulatório da Criança ganhou aparelho que possibilita o diagnóstico precoce de doenças oftalmológicas

O prefeito Guti durante evento de entrega do tomógrafo

 

Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guarulhos

 

A gestão do prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa (PSD), o Guti, investiu em parcerias que garantiram a instalação de equipamentos de alta tecnologia na rede de saúde do município da Grande São Paulo, que tem cerca de 1,4 milhão de habitantes. Um deles é o tomógrafo Siemens instalado no Hospital Municipal de Urgências (HMU). Digital e tridimensional, o equipamento tem 64 canais e capacidade para realizar cerca de 400 exames mensais.

O envio do equipamento para Guarulhos é resultado de uma parceria entre a prefeitura e o programa Japão Aid Grant, o Ministério da Saúde e o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops). “Queremos agradecer ao governo japonês, à ONU e ao governo federal brasileiro por se unirem e enviarem essa máquina de última geração para a nossa cidade. É um ganho imenso para a população”, afirmou Guti. O prefeito participou de visita técnica ao hospital nesta terça-feira (16), acompanhado pelo secretário municipal de Saúde, Ricardo Rui.

No Ambulatório da Criança foi instalado um aparelho oftalmológico de alta precisão, o autorrefrator com ceratômetro. O equipamento, adquirido com recursos provenientes de emenda parlamentar, é usado para medir parâmetros de hipermetropia, miopia, eixo e distância pupilar, além de realizar a prescrição de correção visual.

O ceratômetro mede a curvatura anterior da córnea, exame fundamental para a adaptação de lentes de contato, e pode identificar doenças como astigmatismo, degenerações corneanas e, principalmente, o ceratocone, doença bilateral e progressiva que afeta o formato e a espessura da córnea. O diagnóstico precoce é fundamental para controlar a progressão da doença e preservar a acuidade visual. “A conquista vai favorecer a qualidade da assistência ao público infantil, já que, de acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 20% das crianças em idade escolar apresentam algum problema de visão”, destacou Ricardo Rui.