Prefeito Guti (PSD) encaminhou ofícios aos governos estadual e federal para garantir a segurança de profissionais e alunos no retorno às aulas

 

O prefeito Guti: medida tem como objetivo garantir a segurança de profissionais e alunos no retorno às aulas

 

A gestão do prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, o Guti (PSD), encaminhou ofícios aos governos estadual e federal para que seja avaliada a inclusão de professores e funcionários escolares nos grupos prioritários da vacinação contra a covid-19 no Estado de São Paulo, marcada para começar no próximo dia 25. A medida tem como objetivo garantir a segurança de profissionais e alunos no retorno às aulas no município da Grande São Paulo — o segundo mais populoso do Estado, com cerca de 1,4 milhão de habitantes.

Desde a última segunda-feira (11), creches, unidades de ensino estaduais e escolas particulares têm autorização para funcionar, contanto que sigam os protocolos estabelecidos pelo Plano São Paulo. O retorno das aulas regulares na rede pública de Guarulhos está previsto para o dia 8 de fevereiro.

De acordo com o cronograma divulgado pelo Governo do Estado, os trabalhadores da saúde, indígenas e quilombolas serão os primeiros grupos a receber a vacina. “A imunização seria ideal para assegurar que profissionais que muitas vezes trabalham em mais de uma escola não se tornem vetores capazes de carregar o vírus para outros ambientes”, afirmou o prefeito.

No texto do ofício, Guti ressalta que “o esforço dos professores para reinventar a escola mediante plataformas online e televisivas no último ano deve ser reconhecido e valorizado. Porém, a socialização e o aprendizado dentro do ambiente escolar, com segurança para todos, não podem ser substituídos”. O documento também destaca a preocupação da Prefeitura com o estado emocional dos profissionais e os riscos de contaminação e transmissão no serviço, transporte e áreas compartilhadas.

Guarulhos já prepara a instalação de grandes polos simultâneos de vacinação. Entretanto, o planejamento vai depender da quantidade de doses que serão destinadas ao município. Cerca de 297 mil seringas e agulhas específicas para a vacinação contra a covid-19 foram encaminhadas pelo Governo do Estado e estão em estoque.