Gestão do prefeito Guti (PSD) vai ampliar investimentos no combate à covid-19 no município da Grande São Paulo

O prefeito Guti: “Precisamos adequar nosso orçamento para enfrentar os efeitos da pandemia”

Apesar das dificuldades causadas pela pandemia de covid-19 em Guarulhos — cidade de 1,3 bilhão de habitantes da Grande São Paulo — o orçamento municipal previsto para 2021 é maior que o deste ano. Segundo dados divulgados pela gestão do prefeito reeleito Gustavo Henric Costa, o Guti (PSD), a estimativa orçamentária para o próximo ano é de R$ 4.844.552.943,00, ante R$ 4.745.226.433,64 em 2020.

“Sabemos que teremos um 2021 ainda bem complicado em relação à economia devido à covid-19. Precisamos adequar nosso orçamento para enfrentar os efeitos da pandemia, recuperar as nossas finanças e retomar os investimentos para que consigamos seguir com nosso programa de avanços nas mais diferentes áreas”, explicou o prefeito.

Na última sexta-feira (11), o secretário municipal de Governo, Edmilson Americano, apresentou os dados financeiros na audiência pública da Lei Orçamentária Anual (LOA), realizada por meio de teleconferência na Câmara de Guarulhos. O evento foi transmitido pela TV Câmara Guarulhos, pelo Facebook e pelo YouTube.

Americano falou sobre a preocupação da atual gestão em relação ao novo coronavírus. “Estamos vivendo um momento de pandemia. É hora de priorizar vidas e tratar a saúde das pessoas, por isso destinamos 27% do orçamento às despesas da área da saúde”, afirmou o secretário.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura no dia 11, a cidade registrou 33.233 casos de covid-19 desde o início da pandemia. Desse total, 31.118 munícipes já se recuperaram. Outros 1.631 pacientes morreram em função da doença.

Enchentes

Durante a audiência pública, Americano também elencou as medidas que serão adotadas em relação às zonas de risco do município. “Prevemos para o ano que vem, pela Secretaria de Obras, o investimento de R$ 130 milhões para resolvermos o problema de enchentes em mais de 70% da cidade.”

O projeto da secretaria prevê a realocação de famílias que vivem às margens dos córregos e rios para um novo loteamento, proporcionando melhor qualidade de vida a esses moradores. “Isso é realidade, não é promessa de campanha”, garantiu Americano.

Ainda conforme o secretário, o Programa de Macrodrenagem e Controle de Inundações do rio Baquirivu-Guaçu tem como objetivo a redução de cheias mediante a ampliação da calha do rio e a construção de reservatórios; recuperação de áreas de várzeas; implantação de parque linear, arborização, passeio público, ciclovia, pista de corrida e mobiliário urbano; ampliação da foz do córrego Cocho Velho; melhoria de vias urbanas; e ampliação dos corredores viários de acesso ao aeroporto internacional de Guarulhos.