Produtos aplicados nos veículos do transporte público contêm o aditivo d2pAM, que elimina o coronavírus. Testes realizados pela Unicamp confirmaram a eficácia de materiais que utilizam essa tecnologia

O prefeito Guti faz vistoria em ônibus com película antiviral

 

A gestão do prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa (PSD), o Guti, iniciou nesta semana a aplicação de películas plásticas nos bancos e barras de apoio dos ônibus do transporte público. A medida tem como objetivo evitar a disseminação da covid-19 no município de 1,4 milhão de habitantes da Grande São Paulo. Produzido com uma tecnologia que elimina o coronavírus, o material foi doado pela empresa Extrusa-Pack, instalada na cidade.

O prefeito conheceu a tecnologia em visita realizada à fábrica da empresa na semana passada e autorizou o recebimento do material, que será testado no transporte municipal durante 90 dias. “Vamos começar a colocar nos ônibus para verificar como será o uso no dia a dia, junto aos usuários. Entendemos que se trata de uma importante colaboração para inibir a proliferação do coronavírus dentro dos coletivos”, afirmou Guti. Ele ponderou que a aplicação do produto não acaba com a necessidade de outras medidas, entre elas a higienização constante dos veículos e o uso de máscaras e álcool em gel.

A película contém o aditivo d2pAM e será aplicada nos 858 ônibus da frota municipal. A Extrusa-Pack fabrica sacos para lixo antivirais desde 2016 e teve de ajustar a produção e o maquinário para criar um filme plástico que pudesse ser utilizado nos veículos.

Em 2020, produtos com essa tecnologia foram testados pela Unicamp e o Laboratório Eurofins. Em ambos os testes, os materiais apresentaram 99% de eficácia. Outros ensaios realizados pela empresa multinacional britânica Intertek demonstraram que o plástico também elimina bactérias e fungos.

“Tínhamos o desejo de contribuir de alguma forma no enfrentamento à pandemia. Como fabricamos os sacos para lixo com essa importante tecnologia, só precisamos ajustar a fábrica e os equipamentos para produzir a película protetora. Sabendo da importância que o prefeito Guti tem dado ao enfrentamento do vírus, decidimos doar e aplicar os filmes. Os mais de 400 mil usuários passam a ter uma proteção extra no transporte público”, disse a gerente comercial da Extrusa-Pack, Gisele Barbin.