Prefeita Gracinha Ferreira (PSD) defende união dos municípios do litoral Norte paulista para proteger a região dos problemas ambientais que já afetam 116 municípios do Nordeste e do Espírito Santo

Durante o encontro também foram discutidos os termos de um convênio para reforçar a segurança nas praias de Ilhabela

 

A prefeita de Ilhabela, Gracinha Ferreira (PSD), quer reunir representantes das cidades do litoral Norte paulista para discutir a elaboração de um plano de prevenção a vazamentos de óleo nas praias e ações que poderão ser tomadas caso a mancha de óleo que atingiu o Nordeste chegue à região. A proposta foi apresentada em reunião com o diretor-presidente da Companhia Docas de São Sebastião, Paulo Tsutomo Oda, e a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Bianca Colepicolo.

Durante o encontro, que ocorreu no gabinete da prefeita, também foram discutidos os termos de um convênio que a administração municipal pretende firmar com a Companhia para reforçar a segurança nas praias de Ilhabela, município-arquipélago com população estimada em 34 mil habitantes. Por meio do convênio, a Companhia oferecerá atendimento em vazamentos de óleo, incêndios em embarcações, salvamentos aquáticos, entre outras emergências.

A administração municipal ficará responsável por criar uma equipe para cuidar desses serviços. “O diretor-presidente veio alinhar a participação da Prefeitura na ampliação da segurança, por meio do patrulhamento da Guarda Portuária, e no atendimento de emergência em várias situações”, explicou a prefeita.

Dados do balanço divulgado nesta segunda-feira (18) pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) indicam que o número de praias, rios, ilhas e mangues atingidos por óleo chegou a 651. Ainda segundo o levantamento, ao menos 116 municípios do Espírito Santo e dos nove Estados do Nordeste já foram afetados por fragmentos ou manchas de petróleo cru desde 30 de agosto.