Instalação da Foxconn em Itu vai gerar milhares de empregos

Fabricante multinacional de produtos como computadores e celulares tem projeto para se instalar na cidade, onde podem ser criados mais de 5 mil novos postos de trabalho

11 de fevereiro de 2015

Foxconn: Itu foi escolhida entre mais de 50 cidades que pleiteavam o projeto

Mais 5 mil novos postos de trabalho. Esse deve ser um dos resultados da implantação, em Itu, da nova fábrica da multinacional Foxconn, especializada em equipamento eletrônico. Ex-prefeito da cidade, o deputado federal Herculano Passos, do PSD de São Paulo, vem trabalhando para transformar essa possibilidade em realidade. Nesta terça-feira (10), Herculando participou de audiência entre o presidente da Foxconn Brasil, Henry Cheng, e o secretário executivo do Ministério de Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC), Ivan Ramalho. O objetivo foi garantir que a fabricante de produtos 3C (Computadores, Comunicações e Consumos Eletrônicos), que será construída em Itu, comece suas operações ainda no segundo semestre deste ano.

As negociações e a decisão da construção de uma unidade da empresa em Itu começaram quando o deputado Herculano Passos ainda era prefeito do município. “Conseguimos fazer com que Itu fosse escolhida entre as mais de 50 cidades que pleiteavam essa multinacional”, explicou o parlamentar.

Leia também no PSD na Câmara

Os executivos da Foxconn apresentaram aos representantes do ministério o projeto da empresa, que deverá empregar na primeira fase de implantação até cinco mil pessoas. “Estamos comprometidos em trazer para o Brasil um tipo de tecnologia que hoje só é produzida na Ásia. Para isso já estamos levando engenheiros e técnicos brasileiros para serem treinados na China”, adiantou Cheng. O presidente apresentou ainda análises que indicam crescimento de 18% na venda de smartphones no Brasil neste ano, o que, consequentemente, demandará mais mão de obra.

“Fico muito feliz com essa previsão de mais vendas de celulares e mais contratações para 2015, porque esse é um ano que está nos preocupando muito. Já estamos acompanhando todas as demandas da empresa que dizem respeito a este ministério e vamos procurar auxiliar também nas demandas de outras pastas”, garantiu Ramalho.

Para Herculano Passos, além de empregos, a Foxconn deve trazer desenvolvimento para a região, pois irá gerar toda uma rede de outros serviços para subsidiar sua produção.

Comente!

1. Douglas Melman disse:

Bom dia!

É uma conquista e alegria muito grande saber que uma cidade de pujança e franco desenvolvimento, possa receber uma empresa com este poderio tecnológico, e como sabemos, em uma área onde o Brasil tem mão de obra especializada, mas não tem postos de trabalhos disponíveis para recepcioná-los, o qual também me incluo.
    Sem a menor dúvida, que com a inauguração desta nova planta, Itu entrará não somente como um dos municípios de tecnologia de ponta no Brasil, mas também, será conhecido mundialmente, diminuindo assim os enormes déficits na balança externa do Brasil.
    Parabéns ao Dep. Fed. Herculano, que possibilitou o ingresso da mesma em nosso território.

Saudações

Douglas Melman