Em Encontro Democrático, Irina Bullara, diretora do RenovaBR falou sobre os resultados da iniciativa, cujo objetivo é qualificar lideranças que se destaquem pela honestidade, senso crítico e capacidade de diálogo

Irina Bullara foi a palestrante do Encontro Democrático, que teve a presença de diversas lideranças do PSD

O objetivo é fortalecer a democracia e acreditamos que formar e estimular pessoas comuns a participar da atividade política, destacando características como honestidade, senso crítico, representatividade e capacidade de diálogo, vai contribuir para isso. É assim que Irina Bullara, administradora de empresas formada pela Universidade de São Paulo (USP), define o propósito do RenovaBR, entidade criada por empresários e executivos de diversas áreas para atuar como uma escola de democracia, selecionando e qualificando pessoas dispostas a atuar como lideranças no processo de renovação da política no Brasil.

Diretora-executiva do RenovaBR, Irina Bullara foi a palestrante do Encontro Democrático realizado nesta quinta-feira (12) no auditório do Espaço Democrático – a fundação do PSD para estudos e formação política -, em São Paulo. Bacharel e mestre em administração de empresas pela FEA-USP, com passagem pela Università degli Studi di Torino, Irina fez carreira em finanças e desenvolvimento de negócios em diferentes empresas antes de assumir a diretoria-geral do Sistema Anglo de Ensino na Somos Educação, sua última colocação antes do RenovaBR.

O Encontro Democrático desta quinta-feira teve a participação de lideranças do PSD, como o empresário e ex-ministro da Comunicação, Andrea Matarazzo, pré-candidato do PSD à Prefeitura de São Paulo; o deputado estadual de São Paulo Alex; o vereador paulistano José Police Neto e a coordenadora nacional do PSD Mulher, Alda Marco Antonio. A coordenação ficou a cargo do jornalista Sérgio Rondino.

Irina: RenovaBR é entidade criada por empresários e executivos de diversas áreas para atuar como uma escola de democracia,

Para a coordenadora nacional do PSD Mulher, a exposição da diretora do RenovaBR “veio dar brilho a algo que todos nós pensamos e queremos”. Alda destacou também a importância do esforço para estimular a participação das mulheres na atividade política, lembrando números citados pela palestrante, segundo quem o percentual de mulheres inscritas e selecionadas para os cursos do RenovaBR passou de 8% em 2018 para 31% no ano passado. “A iniciativa é patriótica e desejo a ela todo o sucesso, assim como espero que os formados pelo RenovaBR escolham o PSD para se candidatarem”, disse.

Por sua vez, o pré-candidato do PSD à Prefeitura de São Paulo, Andrea Matarazzo, enfatizou a importância da iniciativa e defendeu que os cursos oferecidos mostrem também aos formandos as grandes conquistas que bons políticos trouxeram para o Brasil, seja no combate à ditadura, no fortalecimento da democracia ou nos avanços sociais e econômicos. “É importante que as novas gerações saibam que tem gente boa na política e é muito importante preservar esses valores”, disse.

O vereador paulistano José Police Neto aplaudiu a iniciativa e lembrou a necessidade de se trabalhar também para qualificar os eleitores, criando condições para que sejam escolhidos os melhores nomes possíveis para os cargos eletivos.

Os Encontros Democráticos vêm sendo realizados desde 2012 e têm por objetivo debater temas de interesse da sociedade brasileira, gerando conteúdo para orientar a ação dos representantes do partido nas várias instâncias de governo. As palestras são transmitidas em tempo real e ficam disponíveis na página do Espaço Democrático no Facebook. O texto integral das palestras também é disponibilizado no site para download e em publicações impressas.

Na sua apresentação sobre o RenovaBR, Irina Bullara fez um retrospecto dos resultados já obtidos pela entidade criada em 2017. Mostrou, por exemplo, que já no primeiro processo seletivo, em 2018, se inscreveram quatro mil interessados em participar, sendo que 133 foram selecionados, 117 se candidataram nas eleições daquele ano e 18 foram eleitos.

Acolhendo pessoas filiadas ou não a partidos políticos, a entidade tem visto crescer o número de interessados em participar de seus cursos. Em 2019, foram mais de 30 mil inscritos, o que levou à criação de um curso de ensino a distância, com 16 semanas de aulas via internet e alguns encontros presenciais.

Economia de recursos

Segundo dados divulgados no site da entidade, os nove deputados federais, sete estaduais e um senador formados pelo RenovaBR e eleitos em 2018 economizaram juntos R$ 8.373.826,77 em seu primeiro ano de mandato, graças ao corte de privilégios e ao uso responsável do dinheiro público. Além do valor economizado com o corte de privilégios, eleitos produziram 1.290 projetos, 486 relatorias e ocuparam mais de 150 cadeiras em comissões.

Os mais de R$ 8 milhões citados representam a soma do que deixou de ser gasto em 2019 pelos parlamentares com verba de gabinete e cota parlamentar, que servem para custear passagens aéreas, equipes, material de escritório e outros gastos com a atividade legislativa. Há ainda uma grande economia não contabilizada: assim que assumiram, em março passado, todos os congressistas do RenovaBR abriram mão da aposentadoria especial a que teriam direito. Eles vão se aposentar pelo INSS, como qualquer cidadão.

Quando considerada só a cota parlamentar, a entidade diz que um deputado em primeiro mandato gastou em média R$ 316.911,51 ao longo de 2019. O valor é mais que o dobro do gasto médio dos deputados formados pelo RenovaBR, R$ 120.942,77.

No Ranking dos Políticos, plataforma que avalia a qualidade dos congressistas brasileiros, os eleitos RenovaBR conquistaram metade das dez melhores posições colocações de 2019, incluindo primeiro e segundo lugar geral.