Prefeito Marcão Marchi (PSD) determinou a compra de respiradores artificiais, monitores multiparamétricos e oxímetros de pulso para o atendimento a eventuais casos da doença no município

 

 

 

 

 

 

 

Em mais uma iniciativa para garantir a eficiência no atendimento a possíveis casos de infecção pelo coronavírus em Itupeva, cidade de 59 mil habitantes do interior paulista, o prefeito Marcão Marchi (PSD) determinou nesta quarta-feira (18) a aquisição de equipamentos para o Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Itupeva registrou dois casos suspeitos de Covid-19, a doença respiratória causada pelo vírus.

A administração vai adquirir respiradores artificiais, oxímetros de pulso (dispositivos que medem a quantidade de oxigênio no sangue) e monitores multiparamétricos (equipamentos que exibem os sinais vitais do paciente). “A medida é necessária para ampliar a estrutura disponível na unidade, considerando a evolução do coronavírus no Estado de São Paulo. Portanto, estamos nos antecipando com essa atitude”, destacou Marcão Marchi.

Por meio de dois decretos, o prefeito declarou estado de emergência em saúde pública em Itupeva, criou um comitê de gerenciamento de ações e estabeleceu uma série de medidas preventivas, atendendo às orientações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado. Entre as determinações da administração estão a suspensão das aulas na rede municipal de ensino, a partir do dia 23 de março, e o fechamento de unidades públicas como o Parque da Cidade, a Casa da Cultura, bibliotecas e centros esportivos.

A Prefeitura estabeleceu, ainda, o horário das 8h às 12h para o atendimento ao público em unidades municipais, exceto nas que oferecem serviços de segurança e saúde. Servidores municipais com mais de 60 anos, gestantes e lactantes que tenham doenças respiratórias crônicas, cardiopatias, diabetes, hipertensão ou outras afecções que deprimam o sistema imunológico poderão trabalhar em casa. A determinação não vale para os funcionários que atuam nos setores de saúde e segurança pública.

“Juntos vamos vencer essa batalha. Tenhamos sabedoria e equilíbrio para passarmos todos juntos por esse momento difícil”, disse o prefeito no vídeo divulgado nas redes sociais para anunciar a compra dos equipamentos hospitalares. Marchi estava acompanhado pelo vice-prefeito, Alexandre Mustafa, e a secretária municipal de Saúde, Luciane Aparecida Alves da Cunha.