The Guardian destacou o parque paulistano em reportagem sobre os melhores do mundo, citando como atrativos sua grande área, o projeto paisagístico de Burle Marx e a colaboração de Oscar Niemeyer, numa mistura de estilos arquitetônicos.
Parque do Ibirapuera. Foto: Rafael Neddermeyer

Parque do Ibirapuera. Foto: Rafael Neddermeyer

Reportagem do jornal britânico The Guardian colocou o Parque do Ibirapuera entre os dez melhores do mundo. O parque paulistano aparece em destaque, na principal foto que ilustra o texto sobre os dez melhores. A publicação ressaltou o tamanho do parque da capital paulista, o projeto paisagístico de Burle Marx e a colaboração de Oscar Niemeyer, numa mistura de estilos arquitetônicos. Hoje, além das ciclofaixas, bicicletário, quadras, campos de futebol, parques infantis, pistas para corridas e espaços com aparelhos para fazer ginástica, o parque oferece aos visitantes uma ampla agenda cultural.

O parque recebeu investimentos da ordem de R$ 25 milhões em obras de infraestrutura, restauração e preservação ambiental durante a gestão de Gilberto Kassab na Prefeitura de São Paulo. Uma das mais relevantes intervenções estruturais foi o restauro completo da Marquise do Ibirapuera, que jamais havia passado por qualquer ação semelhante desde a inauguração do parque, em 1954. O trabalho seguiu o projeto original do arquiteto Oscar Niemeyer e foi entregue em dezembro de 2012.

O Planetário Professor Aristóteles Orsini, o primeiro inaugurado no Brasil, em 1957, também foi reformado durante a administração Kassab e entregue à gestão seguinte em perfeito funcionamento. E todo o percurso da ciclovia do Ibirapuera foi revitalizado por meio de parceria firmada entre a Prefeitura e a Volkswagen do Brasil. A obra incluiu drenagem da pista, reestruturação da geometria e dos níveis do trajeto, readequação das guias e sarjetas do percurso, novo recapeamento, além de pintura e sinalização horizontal da faixa.

21-01-2015 - São Paulo - Marquise do Parque do Ibirapuera. Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

21-01-2015 – São Paulo – Marquise do Parque do Ibirapuera. Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

A paisagem do parque mudou com o enterramento de toda a fiação elétrica e implantação de novo sistema de iluminação de LED. Em trabalho executado pela concessionária de energia Eletropaulo, em parceria com a Prefeitura, cerca de cinco quilômetros de fios deixaram de ficar expostos na área do Ibirapuera. Além de maior eficiência energética, a nova iluminação foi desenvolvida com especial atenção aos pássaros, pois ela permite que as copas das árvores, e os ninhos das aves, fiquem no escuro durante a noite.

Por meio do Programa Córrego Limpo, foram realizados os serviços de despoluição do córrego Sapateiro, que passa dentro do Ibirapuera. Com uma obra de interligação do córrego com a estação de tratamento de Pinheiros, feita em parceria entre Prefeitura e governo do Estado, mais de 400 litros de esgoto por segundo deixaram de ser despejados no córrego e, consequentemente, no Rio Pinheiros. A obra foi entregue em junho de 2007.

O lago do Parque Ibirapuera também recebeu tratamento específico durante a gestão Kassab e passou por serviços de batimetria (medição da profundidade), desassoreamento e limpeza. Ainda com foco na questão ambiental, toda a área cimentada das calçadas internas do parque foi removida para aumentar a permeabilização e grande quantidade de espécies nativas foi plantada.

Como complemento dessa política, foi na gestão Kassab que as estufas do Viveiro Manequinho Lopes foram restauradas. O viveiro tem papel fundamental na arborização e no paisagismo da cidade. Ele é um dos três espaços mantidos pela administração municipal para a produção de mudas destinadas ao plantio em áreas públicas. O Viveiro Manequinho Lopes possui acervo com mais de 200 espécies diferentes de plantas com potencial paisagístico.

Veja a seguir a lista dos dez melhores parques do mundo segundo o jornal inglês The Guardian:

1- Parque do Ibirapuera – São Paulo, Brasil

2 – Buttes-Chaumont – Paris, França

3 – Boboli – Florença, Itália

4 – High Line – Nova York, Estados Unidos

5 – Landschaftspark – Duisburg-Nord, Alemanha

6 – Hampstead Heath – Londres, Inglaterra

7 – Park Güell – Barcelona, Espanha

8 – Summer Palace – Beijing (China)

9 – Olmsted Parks – Buffalo, Nova York, Estados Unidos

10 – Birkenhead Park – Merseyside, Inglaterra

Em 2011, Kassab e o prefeito de NY, Michael Bloomberg, plantaram mudas de árvores no parque.

Em 2011, Kassab e o prefeito de NY, Michael Bloomberg, plantaram mudas de árvores no parque.

Meio ambiente – Em 2011, o Parque Ibirapuera sediou a abertura do C40, reunião de mais de 40 prefeitos e representantes de cidades do mundo todo para discussão de projetos e soluções ligados ao meio ambiente. Na época, o prefeito Kassab e Michael Bloomberg, prefeito de Nova York, plantaram duas das 59 mudas de 12 espécies diferentes de árvores, entre elas ipê branco, embaúba, pau-brasil, quaresmeira, todas da flora nativa brasileira.