O ministro das Cidades se reuniu neste sábado (7), em Mogi das Cruzes, com os prefeitos do consórcio regional de desenvolvimento.
Em reunião com o ministro, os prefeitos das 11 cidades do Alto Tietê analisaram obras em andamento e apresentaram novos projetos

Em reunião com os prefeitos que compõem o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), neste sábado (7), o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, destacou os investimentos que o governo federal vem fazendo na região por intermédio do programa Minha Casa Minha Vida. “Nós temos na nossa carteira de investimentos na região aproximadamente R$ 2 bilhões. É um número bastante expressivo e o apoio do nosso ministério continuará sim, novos projetos virão.”

Kassab explicou que sua reunião de trabalho com os 11 prefeitos que compõem o Condemat permitiu analisar os projetos conjuntos em andamento na região e analisar novas propostas de parcerias entre os municípios e o governo federal. “Os projetos apresentados agora são preparados pelas prefeituras, protocolados no Ministério das Cidades e seguirão sua tramitação, mas posso adiantar que existe disposição muito grande de estabelecer parcerias com as cidades e com a região, no campo do saneamento, da mobilidade urbana, no planejamento do desenvolvimento urbano e na habitação, área na qual entregamos milhares de casas e vamos entregar muitas mais”, explicou o ministro, lembrando que o objetivo do governo federal é chegar a 2018 com 6,7 milhões de unidades contratadas.

O presidente do Condemat, prefeito de Mogi das Cruzes Marco Bertaiolli, do PSD, disse que a reunião com o ministro deu a todos os representantes municipais a oportunidade de expor as questões que preocupam os moradores de suas cidades, expor seus problemas e apresentar projetos. “E ficou acertado também que haverá nova reunião desse grupo de prefeitos com o ministro dentro de 60 dias, em Brasília. É função dos prefeitos estar presente nos ministérios, defendendo seus projetos e cobrando ações e o ministro Kassab abriu as portas para nós”, afirmou Bertaiolli.

Ele solicitou ao ministro a liberação dos recursos para a passagem subterrânea Sacadura Cabral. “Nós vamos iniciar as obras nos próximos dias e estamos aguardando somente a liberação do recurso porque o projeto já foi aprovado,” explicou Bertaiolli. A segunda reivindicação do prefeito é a construção de dois viadutos. “O que nós solicitamos é que inclua esses dois viadutos nas obras relacionadas no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).”