Além dos espaços dedicados aos jogos de futebol, a nova arena incorpora diversas novidades voltadas para a realização de shows e espetáculos teatrais.

Projeto foi aprovado em outubro de 2010, durante a gestão de Kassab na Prefeitura.

O presidente nacional do PSD, pré-candidato ao governo de São Paulo Gilberto Kassab, visitou esta semana as obras do Allianz Parque, o novo estádio do Palmeiras, na Zona Oeste da Capital paulista. Com os investimentos que estão sendo realizado em parceria com a iniciativa privada, o antigo estádio Palestra Itália será uma arena multiuso, construída nos padrões do Caderno de Encargos da FIFA 2014.

Kassab – acompanhado pela ex-vice-prefeita Alda Marco Antonio, que deverá integrar a chapa do PSD como candidata a vice-governadora – foi recebido pelo presidente do clube, Paulo Nobre, e pelo diretor de Novos Negócios da W. Torre, Rogério Dezembro, que se encarregaram de mostrar as obras das novas instalações. Além dos espaços dedicados aos jogos de futebol, a nova arena incorpora diversas novidades voltadas para a realização de shows e espetáculos teatrais.

Para o pré-candidato do PSD ao governo de São Paulo, “a cidade e o Estado ganham muito com essa nova arena multiuso, que já é motivo de orgulho para paulistas e brasileiros”.

Kassab e presidente do Palmeiras, Paulo Nobre

Paulo Nobre afirmou que o Allianz Parque “será um cartão postal da cidade e sua construção é muito positiva não só para o Palmeiras, mas para todo o futebol brasileiro”.

Para Alda Marco Antonio, a obra é motivo de muita alegria para todos os palmeirenses. “Vejo aqui uma obra sólida e desejo um futuro maravilhoso não só para o Palmeiras, que é o meu time, mas para todo o futebol brasileiro. E que a violência, o racismo e o preconceito fiquem no passado. Que o futebol possa encontrar a alegria”, disse.

A nova arena terá cerca de 44.000 assentos cobertos; 166 camarotes com capacidade total para 2.000 pessoas; anfiteatro com capacidade para 12.000 pessoas, estacionamento para 2.000 veículos; área de imprensa para 2.000 profissionais; dois restaurantes e 25 lanchonetes; quatro vestiários nos padrões da FIFA, com cerca de 500 m²; além de um memorial temático com os principais personagens e momentos da história do Palmeiras.

Exigências para aprovação

O projeto da nova arena foi aprovado em outubro de 2010, durante a gestão de Gilberto Kassab na Prefeitura paulistana. Para isso, foi avaliado pelas secretarias do Verde e do Meio Ambiente, Transportes e Habitação, tendo sido aprovado em todas as instâncias técnicas após atender às solicitações feitas pelos órgãos.

De acordo com a legislação para a aprovação do projeto, foi emitido relatório de impacto de trânsito que estabeleceu investimentos necessários – bancados pela construtora responsável – no sistema viário da região, como o alargamento em um metro da avenida Francisco Matarazzo, em um trecho de 500 metros de extensão entre os viadutos Antártica e Pompéia, com quatro faixas.

Outras intervenções incluem a reforma do viaduto Antártica, melhora da sinalização de 22 ruas do bairro Pompéia, a reconfiguração da Praça Marrey Júnior, na esquina da avenida Sumaré com a rua Turiaçu, o alargamento da rua Padre Antônio Tomás e a revitalização da passarela Arrancada Heróica de 1942.

A arena está localizada entre os bairros de Perdizes e da Água Branca, próxima à Estação Palmeiras Barra Funda do Metrô, à Estação de trem Água Branca e a diversas linhas de ônibus.