A medalha e o diploma de Gratidão da cidade de São Paulo são honrarias concedidas a pessoas nascidas na capital por ações ou trabalhos prestados em prol dos cidadãos paulistanos. A homenagem foi proposta pela vereadora Edir Sales (PSD).

Kassab junto aos integrantes da mesa da homenagem recebida na última sexta-feira (12)

Redação Scriptum

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, foi homenageado na última sexta-feira (12) com a Medalha Anchieta e o diploma de Gratidão da cidade de São Paulo na Câmara Municipal da capital paulista. As honrarias são concedidas a pessoas nascidas na cidade, por ações ou trabalhos prestados em prol dos cidadãos paulistanos. A homenagem foi proposta pela vereadora Edir Sales (PSD).

Com a experiência de ter sido prefeito, vice-prefeito, vereador e secretário na cidade de São Paulo, Kassab recebeu a homenagem cercado centenas de amigos, colegas e familiares na noite do seu aniversário. Ele lembrou da primeira vez que esteve na Câmara Municipal. “Faz cerca de 50 anos, com meus irmãos e minha mãe, para ver o meu pai receber esta medalha que eu recebo aqui, hoje.”

“Guardarei essa homenagem em lugar muito especial pois, além de ser a cidade onde eu nasci e fui criado, foi a cidade que eu escolhi para atuar na vida pública e que me deu a oportunidade de ser vereador, deputado estadual, deputado federal por duas vezes, ministro, vice-prefeito e prefeito, a oportunidade para que eu pudesse ajudar a fazer do Brasil um país melhor. Com essa homenagem ganhamos a energia para continuar na vida pública, trabalhando mais ainda, pois o reconhecimento é a mola propulsora que precisamos para a continuidade dos nossos trabalhos”, discursou Kassab.

“Muito obrigado, Edir Sales, faltam palavras para expressar a emoção e o sentimento. Que você possa, ao longo da sua carreira na vida pública, que eu espero que seja a mais longa possível, ter a oportunidade de fazer muito pela Vila Prudente, pela cidade de São Paulo. Que possamos, com o nosso trabalho, fazer com que o Brasil supere seus desafios e que possamos, de cabeça erguida, saber que deixamos um legado para as próximas gerações”, agradeceu o ex-prefeito.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, participou da homenagem e disse que faz consultas ao ex-prefeito. “O Gilberto foi um excelente prefeito, fez muitas coisas importantes para a cidade e deixa um grande legado. Mesmo sem estar num cargo com mandato, tem dado grande contribuição para São Paulo como presidente de um grande partido, o PSD”, afirmou.

Kassab junto a seus familiares que acompanharam a homenagem

“Homenagear nosso ex-prefeito, ex-ministro e líder nacional Gilberto Kassab com a maior honraria é uma forma de retribuir um pouco do muito que ele nos ensina diariamente como ser humano e mestre da política. Tenho muito orgulho de ser a proponente desta iniciativa e prestar esse justo reconhecimento em nome da maior casa legislativa municipal da América Latina. Sabemos que você é um grande visionário, que ama e respira política. A cidade de São Paulo tem uma dívida de gratidão muito grande a você, pelo seu legado e tudo que você construiu e constrói ao longo da sua vida política”, afirmou Sales.

“Considero Gilberto Kassab o mais importante, dedicado, sério e produtivo prefeito que eu vi em 50 anos de acompanhamento de política nesta cidade. Poderia ficar horas desfilando questões que ele resolveu e que ele colocou São Paulo à frente do tempo que ele encontrou. Tirou grandes caminhões do trânsito da cidade, implantou com muito esforço pessoal a Lei Cidade Limpa que transformou a cidade, mantinha as ruas limpas, são inúmeras iniciativas. Mas vou me ater a algo que nem sempre é lembrado. Foi a gestão do Kassab, que eu tive a honra de participar, que implementou o SUAS, Sistema Único de Assistência Social, com uma rede de 54 CRAS e 33 CREAS. É onde a população mais pobre chega, a porta aberta dos desempregados, daqueles que estão passando necessidade. Essa rede foi criada pela coragem, pela determinação de colocar dinheiro na área. Se tivesse feito apenas isso, já mereceria todas as homenagens. Mas ele fez muito mais”, lembrou Alda Marco Antonio, que foi vice-prefeita e secretária de Assistência Social na gestão Kassab, e que atualmente é a coordenadora nacional do PSD Mulher.

“O Gilberto administrou São Paulo com maestria, usando todo seu talento. Essa homenagem, no dia de seu aniversário, é um presente que é o reconhecimento da cidade pelo trabalho que ele efetuou quando esteve no comando da Prefeitura. Tenho muito orgulho, Gilberto, não só do seu comportamento em todos esses anos em que estamos juntos, mas porque você é um político diferenciado e que merece todas as honrarias possíveis que se possa prestar a um homem público”, disse Alfredo Cotait Neto, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), e presidente estadual do PSD em São Paulo.

Líder do PSD na Câmara federal, o deputado federal da Bahia Antonio Brito destacou a generosidade do ex-ministro. “Hoje, em cada canto desse Brasil, tem um homem, uma mulher, que você, Kassab, colocou na vida pública. É por isso que nossa bancada o aplaude quando você chega à Câmara Federal, pois ele chega para nos apoiar, orientar, para transformar o Brasil, e faz isso com muita generosidade e coração aberto”. O deputado federal paulista Cezinha de Madureira afirmou que Kassab é um político diferente no país. “Sou suspeito em falar, mas nesses momentos turbulentos que vivemos na Câmara Federal, Kassab nunca chegou na nossa bancada, de mais de 40 deputados, colocando “a faca no pescoço”, dizendo que “tem de votar assim”. Ele convencia do voto, convencia todo mundo”, lembrou.

“Kassab é bom gestor, maior líder e articulador político desse país. Sempre tem as portas abertas, é humilde no trato com as pessoas, entre tantas outras qualidades. Mas quero destacar sua ponderação. É um homem que, com a ponderação, consegue levar o nosso Brasil adiante, com sua liderança, não apenas como presidente de um dos maiores partidos desse país, mas em especial como um grande líder político”, destacou o deputado federal Ricardo Silva, de São Paulo. A deputada estadual Marta Costa lembrou do fácil acesso que tinha ao então prefeito Kassab. “Durante todo nosso mandato, Kassab sempre esteve presente, sempre nos atendia. E ele sempre esteve presente em todos os lugares, todas as regiões da cidade, em qualquer horário. Não tem acontecimento político hoje em São Paulo ou no Brasil que não tenha a participação do Kassab. É o maior articulador político deste país. Seu futuro será ainda muito brilhante, mais do que já é”.

Participaram ainda da mesa de homenagem o candidato a vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth, ex-prefeito de São José dos Campos, o desembargador Carlos Eduardo Padin, representando o desembargador Ricardo Anafe, presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Eduardo Tuma, vice-presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, o deputado estadual Thiago Auricchio e o bispo Maronita Dom Edgar Madi.