Presidente nacional do PSD teve encontro na Associação Comercial e Industrial local, e conversou sobre as dificuldades enfrentadas pelo setor calçadista, uma das principais atividades econômicas do município.
Kassab caminha pelo centro da cidade de Franca

O presidente nacional do PSD, ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, se reuniu nesta sexta-feira (14), em Franca, com prefeitos das cidades que integram o Consórcio dos Municípios da Alta Mogiana (Comam). Pouco antes, ele havia se encontrado com líderes empresariais na Associação Comercial e Industrial local, com os quais conversou sobre as dificuldades enfrentadas pelo setor calçadista, uma das principais atividades econômicas do município.

Os encontros fizeram parte da programação mantida por Kassab em Franca, onde ele chegou no período da manhã para participar, à noite, do Encontro Regional do PSD, com a presença de líderes do partido nas cidades da região. Nesse evento, mais 600 pessoas aclamaram seu nome como o pré-candidato do partido para o cargo de governador do Estado.

De manhã, ele foi recebido no aeroporto por lideranças como o dirigente municipal do PSD, ex-vice-prefeito João Rocha; a presidente da ONG É o bicho, Aleni Tatacidero; o prefeito de Jeriquara, Sebastião Picolo; e o vereador francano Pastor Otávio Pinheiro, além de representantes de cidades como Guará, Igarapava, Buritizal, Itirapuã e outras. Logo após sua chegada, Kassab circulou pelo centro da cidade, nas praças do Barão e da Matriz, e conversou com populares.

Em sua reunião com 23 dos 30 prefeitos que integram o Consórcio dos Municípios da Alta Mogiana (Comam), o presidente do PSD recebeu um documento com as demandas da região dirigidas aos governos estadual e federal e ao Congresso, com reivindicações nas áreas da saúde, trabalho e emprego e estradas vicinais.

Na reunião com prefeitos, Kassab recebeu documento com demandas da região

Kassab foi recebido pelo presidente do Consórcio, o prefeito de Santo Antônio da Alegria, Ricardo Sobrinho, que o saudou como “uma liderança nacional que tem histórico na defesa das questões municipais”. Sobrinho lembrou que atualmente os municípios estão sufocados, com cada vez mais obrigações e menos recursos. Segundo disse, apesar da escassez de verbas, as prefeituras estão gastando hoje, com serviços de saúde para a população, mais do que determina a lei.

Ao falar aos prefeitos, Kassab afirmou que o encontro foi um momento importante para o PSD, “que está construindo o seu programa de governo para o Estado de São Paulo e quer conhecer as demandas da região”. Ele ressaltou que seu objetivo é “assumir compromissos que possam ser honrados”.

Ele prosseguiu lembrando que “nossas prioridades são a saúde e a educação” e disse ser necessário “utilizar os recursos existentes com melhores resultados; saúde precisa ter mais recursos e o Estado precisa ajudar os municípios”. Em sua opinião, “se todas as prefeituras aqui presentes dizem que estão gastando com saúde mais do que a lei estabelece é porque há algo errado. Não dá para a gente aguentar mais. As prefeituras têm que receber mais recursos estaduais e federais”.

Assim, o presidente do PSD se comprometeu a trabalhar pela redução das despesas dos municípios com saúde e manutenção de estradas vicinais e para aumentar os recursos estaduais nessas áreas, “permitindo que as prefeituras possam usar o dinheiro em programas importantes para a população”. Ao final do encontro, Kassab foi bastante aplaudido pelos presentes.

Plano de governo

Kassab também esteve em diversos veículos de comunicação, a exemplo dos jornais Comércio da Franca e Diário da Franca, Rádio Difusora AM, Rádio Franca do Imperador e NET TV, aos quais concedeu entrevistas sobre os planos do partido para as eleições deste ano e as propostas que farão parte do plano de governo do PSD. Segundo disse, “o Estado de São Paulo exige respostas para diversas questões, como as de segurança e saúde, e estamos em Franca para ouvir as pessoas, conhecer os problemas da região e elaborar um plano de governo que dê respostas a esses problemas com ações concretas, como fizemos na Prefeitura de São Paulo”.

Uma das propostas já lançadas pelo PSD é a extensão da Operação Delegada – que foi muito bem-sucedida na Capital – a todo o Estado, com recursos do governo estadual.

Kassab em entrevista a  Renato Valim, na Rádio Imperador AM.

Kassab em entrevista a Renato Valim, na Rádio Imperador AM.

Na Associação Comercial e Industrial de Franca, Kassab esteve com diretores da entidade e líderes empresariais locais para conversar sobre a economia regional. Os empresários relataram as dificuldades que as 1.015 empresas calçadistas e coureiras do município vêm enfrentando nas questões de câmbio, importação e carga tributária, que têm contribuído para reduzir a competitividade do setor no mercado externo.

História

Com mais de 200 anos de história (foi fundada em 1805) Franca é o centro de uma área reconhecida internacionalmente como produtora de café de qualidade (Alta Mogiana). Contudo, nas últimas décadas, registrou acelerado crescimento do setor industrial, tornando-se uma das maiores produtoras de calçados do Brasil e da América Latina.

Com produção em grande parte destinada à exportação, a cidade leva seus produtos a várias partes do mundo, como EUA, Europa, Ásia e América Latina. Os calçados de Franca são referência mundial em quesitos como conforto, qualidade, tecnologia e design.

A cidade abriga também importantes indústrias de confecção, fundição, joias, metalúrgicas, alimentos e bebidas, cosméticos e móveis, entre outras.