Em função da sobrecarga de trabalho no Instituto Adolfo Lutz, prefeito Fernando Cunha (PSD) contratou laboratório particular que deve disponibilizar resultados de exames em até sete dias

O prefeito Fernando Cunha

Para agilizar a realização de testes para a detecção da Covid-19, doença respiratória causada pelo coronavírus, a gestão do prefeito de Olímpia, Fernando Cunha (PSD), contratou o laboratório São Matheus. A medida foi tomada em função de o Instituto Adolfo Lutz, responsável por analisar os exames de toda a rede pública do Estado de São Paulo estar sobrecarregado.

O Instituto tem demorado cerca de 20 dias para a divulgação dos resultados. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o laboratório contratado vai disponibilizar os diagnósticos em até sete dias.

O prefeito destacou que a aquisição dos testes será fundamental para a definição das estratégias de enfrentamento à Covid-19 no município do interior paulista, que tem população estimada em 54 mil habitantes. “Apenas com os resultados dos pacientes é que conseguimos ter um panorama mais real da situação da pandemia em nossa cidade. Por isso, é importante agilizarmos esses diagnósticos dos olimpienses. Antes dependíamos apenas do Adolfo Lutz, na Capital. Agora podemos contar com um laboratório particular credenciado em nossa cidade para atender a nossa demanda”, destacou o prefeito.

A Prefeitura já investiu R$ 24,5 mil na aquisição de 100 exames, que serão destinados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) internados sob suspeita da doença, desde que o exame seja solicitado pelo médico; trabalhadores da saúde pública com sintomas de síndrome respiratória; e óbitos suspeitos.

Novos exames serão adquiridos de acordo com a demanda do município. Pacientes internados na Santa Casa que contam com convênio médico e moradores de outras cidades que fizeram a coleta do exame em Olímpia continuarão tendo as amostras enviadas ao Instituto Adolfo Lutz.