São duas obras fotográficas que integram a mostra Cidade Gráfica e que mostram a metrópole antes e depois da retirada dos outdoors, em 2007. Lei Cidade Limpa teve repercussão internacional.
Imagem feita pelo fotógrafo Hélvio Romero, do Estadão, revela publicidade em fachada de prédio em SP

Imagem feita pelo fotógrafo Hélvio Romero, do Estadão, revela publicidade em fachada de prédio em SP

 

A Lei Cidade Limpa, legado da gestão de Gilberto Kassab na Prefeitura de São Paulo, é tema de duas obras da exposição Cidade Gráfica, em cartaz no Itaú Cultural, na capital paulista.

Em núcleo abrigado no 1º andar da sede do Itaú Cultural, as reverberações da Lei Cidade Limpa da metrópole paulista aparecem em duas obras pontuais.

Uma delas é a projeção de imagens feitas entre 2001 e 2007 pelo fotógrafo Hélvio Romero, do jornal O Estado de S.Paulo, uma documentação de outdoors e grandes painéis publicitários que já não existem mais na cidade.

A outra são as fotografias de Lucia Mindlin Loeb, que registram dois tempos, 2004 e 2014, nas laterais da Avenida Celso Garcia, na zona leste da cidade.

A Lei Cidade Limpa, ação pioneira da gestão Kassab, mudou drasticamente a paisagem urbana da capital paulista. Imensos outdoors que ocupavam as principais ruas e avenidas da cidade desapareceram e as placas de identificação das lojas tiveram o tamanho padronizado. A propaganda deu lugar à arquitetura da cidade e São Paulo se tornou um lugar visualmente mais agradável.

A Lei Cidade Limpa ganhou a simpatia do paulistano, com aprovação de 89%, e teve repercussão internacional. Recebeu o prêmio Werkbund-Label, conferido pela Federação Alemã de Obras do estado de Baden-Wurttemberg.

A nova legislação eliminou a poluição visual em São Paulo ao proibir todo tipo de publicidade externa, como outdoors, painéis em fachadas de prédios, backlights e frontlights. Também ficaram vetados anúncios publicitários em táxis, ônibus e bicicletas.

A legislação ainda fez restrições aos anúncios indicativos, aqueles que identificam no próprio local a atividade exercida, que ganharam medidas máximas definidas para cada caso. Além de despertar o interesse de cidades, como Buenos Aires, Lisboa, Atenas, Seul e Londrina, e países como a Alemanha e o México, a Lei Cidade Limpa também foi destaque no pavilhão da Cidade de São Paulo na Exposição Universal de Xangai, em 2010.

A exposição Cidade Gráfica tem a curadoria dos designers Elaine Ramos, Celso Longo e Daniel Trench, 39 trabalhos selecionados para a mostra mais indagam do que apresentam soluções para questões urbanas. A linguagem gráfica é o elo das obras reunidas, todas elas exemplares de criações ou documentações que tratam de localidades diversas, como São Paulo, Belo Horizonte, Rio e Recife.

CIDADE GRÁFICA

Itaú Cultural. Avenida Paulista, 149, metrô Brigadeiro, 2168-1776. 9 h/ 20 h (sáb., dom. e feriado, 11 h/ 20 h). Grátis. Até 4/1.