Cotia (foto) e Osasco, duas cidades localizadas na Região Metropolitana de São Paulo, implementaram com sucesso a bem sucedida iniciativa do ex-prefeito Gilberto Kassab.

Em Cotia, a ciclofaixa tem 1 quilômetro e a prefeitura já pensa em aumentar.

Sucesso em São Paulo, onde foi criada durante a gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab, hoje presidente nacional do PSD (Partido Nacional Democrático), a Ciclofaixa de Lazer ganhou as ruas de mais duas cidades: Cotia e Osasco, as duas na Região Metropolitana de São Paulo.

Em Cotia, começou a funcionar no dia 29 de setembro, inicialmente em um trecho de 1,1 quilômetro entre os números 340 e 1321 da avenida Professor Manoel José Pedroso. Mas a Prefeitura já estuda a ampliação do traçado para outros pontos da cidade. Funciona todos os domingos, das 7h às 17h.

A iniciativa, implantação e operação da Ciclofaixa são da Secretaria de Transportes e Trânsito da cidade. O secretário Silvio Leme esteve lá no dia da inauguração e disse que muita gente agradeceu pelo espaço criado.

A Ciclofaixa de Lazer de Osasco entrou em operação no dia 6 de outubro. São 15,5 km de extensão, ligando o parque Chico Mendes, em Bussocaba, ao Parque Nelson Vilha Dias, no Rochdale. Está aberta todos os domingos das 7h às 16h.

São Paulo tem mais de 120 km de Ciclofaixas de Lazer. Elas foram criadas entre 2009 e 2012. Várias cidades adotaram o modelo criado por Kassab na capital paulista. Entre elas estão Campinas, Ribeirão Preto, Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba e Caxias do Sul.