Pouco mais de dois anos de atuação na Câmara, ele tem agradado a população local: pesquisas feitas na cidade o apontaram como vereador revelação, vereador destaque e vereador mais popular.
Rafael foi eleito com apenas 19 anos: "Aos poucos fui conquistando meu eleitorado, as pessoas gostaram das minhas propostas".

Rafael foi eleito com apenas 19 anos: “Aos poucos fui conquistando meu eleitorado, as pessoas gostaram das minhas propostas”.

Nas eleições do ano 2000, quando tinha apenas 7 anos de idade, Rafael Torcato começou a se interessar pela política acompanhando seu tio José Torcato, que se candidatou e venceu a disputa pelo cargo de prefeito de Pauliceia, município do Oeste de São Paulo que hoje tem pouco mais de 6 mil habitantes. Em 2012, aos 19 anos, Rafael candidatou-se como vereador e foi eleito com 5,12% dos votos pelo PSD, partido que preside e fundou em Pauliceia. “Optei pelo PSD pela admiração que tenho pelo presidente nacional Gilberto Kassab, que considero um político muito inteligente, articulador e diferenciado. Também escolhi o PSD pela admiração que tenho pelo ex-deputado Eleuses Paiva”, conta.

 

 

Eleito como o mais jovem vereador da história de Pauliceia, Torcato diz que participar da primeira eleição foi a realização de um sonho que alimentava desde a infância. “Algumas pessoas duvidaram da minha capacidade e diziam que eu era muito novo para atuar na política. Mas aos poucos fui conquistando meu eleitorado, as pessoas gostaram de minhas propostas e graças a Deus fui eleito. Ser eleito foi a realização de um sonho, e pretendo fazer esse sonho crescer muito mais”, relata.

Rafael e o deputado Eleuses Paiva (PSD-SP)

Rafael e o deputado Eleuses Paiva (PSD-SP)

Pouco mais de dois anos de atuação na câmara de vereadores de Paulicéia ajudaram Torcato a aprender mais sobre as pessoas e sobre os problemas sociais da cidade. “Pude compreender melhor como há muitas pessoas que necessitam da ajuda do poder público e, ao mesmo tempo, como o poder público está distante dessas pessoas. Mas, felizmente, nesse período, pude ajudar meu município lutando por emendas, muitas obtidas pelo ex-deputado Eleuses Paiva. Minhas prioridades têm sido lutar por melhorias na saúde, saneamento e educação no município”, destaca.

Hoje, Torcato está cursando o ensino superior em psicologia e gerencia, com ajuda de sua família, um supermercado. Essas experiências, segundo ele, também auxiliam em seu trabalho como vereador. Outra atuação de Torcato tem sido na área religiosa, formando um conselho de Pastores e fazendo leis para incluir no calendário do município propostas como a criação de um dia para a Marcha para Jesus e uma data para celebrar o dia da Bíblia.

O jovem vereador diz que ainda tem muito a contribuir com Pauliceia, que necessita, entre outras coisas, de melhorias no saneamento básico, já que apenas 30% do esgoto é coletado e 0% tratado. “Recentemente, quando o ministro da Cidades Gilberto Kassab visitou Dracena, cidade da região, eu lhe preparei um ofício, solicitando ajuda para meu município nesse sentido”, conta.

Comprovando que ser jovem não impede uma atuação eficiente, o vereador pessedista tem agradado a população local: pesquisas feitas na cidade o apontaram como vereador revelação, vereador destaque e vereador mais popular. Ele agradece o apoio e diz que pretende evoluir muito mais na vida política. “Ser eleito para esse cargo foi a apenas o início de um grande sonho. Espero, com a ajuda de Deus, crescer muito mais e continuar a obter grandes conquistas na política”, conclui.