Candidata a prefeita pelo PSD, vice-prefeita do município do ABC paulista pretende aprofundar as conquistas da atual gestão em áreas como saúde, educação e mobilidade urbana

 

 

Professora Marilza e a candidata a vice, Helenice Arruda: “Vou continuar com o projeto de mobilidade e avançar na saúde”

 

Ampliar os avanços conquistados pela atual gestão em Rio Grande da Serra, município de 51 mil habitantes da região do ABC paulista. Essa será uma das prioridades da candidata a prefeita pelo PSD, a atual vice-prefeita Marilza Oliveira, conhecida como Professora Marilza, caso vença a eleição no próximo domingo (15).

“Os avanços são visíveis, em especial na saúde, educação e mobilidade Urbana. Eleita prefeita, vou continuar com o projeto de mobilidade e avançar na saúde”, garante Marilza.

Professora há 34 anos, a candidata do PSD possui extenso currículo acadêmico, com graduações em História, Estudos Sociais e Pedagogia. Na primeira eleição que disputou, em 2008, foi a terceira vereadora mais votada, com 759 votos, e se tornou a única representante feminina entre os nove parlamentares da Casa.

Em entrevista ao site do PSD, Marilza falou sobre os desafios que terá de enfrentar, seus projetos para a cidade, a parceria com a sua candidata a vice-prefeita, Helenice Arruda (PL), entre outros assuntos.

Confira a entrevista a seguir:

Como a senhora avalia a situação da cidade hoje? Caso seja eleita, quais serão as suas prioridades?

Rio Grande da Serra é uma cidade em constante desenvolvimento. Os avanços são visíveis, em especial na saúde, educação e mobilidade urbana. Eleita prefeita, vou continuar com o projeto de mobilidade e avançar na saúde.

Na área da educação, quais são seus principais projetos?

A educação em Rio Grande da Serra é uma área estruturada. Escolas equipadas, merenda de qualidade, transporte adaptado, material didático de primeira linha, e aulas de Robótica, Espanhol e Inglês são pontos fortes da nossa educação.

Quais são suas principais propostas para a área da saúde?

Implantação do programa Remédio em Casa, ampliação dos horários de funcionamento e atendimento médico nas unidades básicas de saúde dos bairros mais afastados, agendamentos de consultas por telefone e o aumento no número de especialistas no setor estão entre as nossas principais propostas.

Como pretende impulsionar a economia local, abalada pela pandemia de covid-19, sem diminuir os cuidados com as medidas sanitárias e o combate à doença no município?

Durante a pandemia estabelecemos protocolos rígidos junto ao comércio, minimizando o impacto da covid-19 na cidade. Pretendemos investir na capacitação da nossa população. Para isso, estamos dialogando com empresas da cidade para cursos gratuitos. Abriremos o Centro de Estudos Integrados, com cursos pré-vestibulares, Inglês e Espanhol, capacitando nossa população para o ingresso em escolas técnicas e de Ensino Superior. Colocaremos em prática a lei de incentivo ao comércio, já aprovada pela Câmara, fomentando o emprego.

A senhora tem projetos para o estímulo ao empreendedorismo?

Empreender já é uma realidade, por isso promoveremos políticas públicas de incentivo ao MEI, ME e EPP; implantaremos o Plano de Capacitação e Qualificação Profissional; e criaremos as feiras segmentadas de gastronomia local, em conjunto com o artesanato local.

Quais são os valores defendidos pelo PSD que a senhora pretende fortalecer em uma eventual gestão?

Faremos uma administração participativa, em defesa das liberdades e com direito à informação. Daremos atenção especial ao uso do dinheiro público, combatendo qualquer ato de desvio, e trabalharemos para a sociedade, para que o trabalhador, o jovem, a família, as mulheres, ou seja, toda a população, receba o melhor serviço possível.

O PSD lançou 18 candidatos a vereador na cidade em 2020. Há uma estimativa interna de quantos o partido deve eleger no município?

Projeções são difíceis, mas estamos com um time de vereadores e vereadoras de qualidade e, com certeza, teremos uma grande bancada na Câmara de Vereadores.

Como pretende se relacionar com o Legislativo?

Da forma mais democrática possível, administrando Rio Grande da Serra com o Poder Legislativo. Juntos, somos mais fortes.

Como foi a escolha da candidata a vice na chapa? Quais são as virtudes políticas, pessoais e profissionais da sua companheira de chapa que a senhora destacaria?

A escolha da professora Helenice veio naturalmente. Somos educadoras, mães de família, fomos vice-prefeitas de Rio Grande da Serra, atuamos na área da cidadania. Duas mulheres preparadas e prontas para administrar Rio Grande da Serra.

Caso vença a eleição, como pretende ser lembrada pela população ao final do mandato?

Serei lembrada por ter cumprido o meu plano de governo, contribuindo para o crescimento econômico e social. Quero ser lembrada como sou hoje, pelo meu compromisso com Rio Grande da Serra.

 

RAIO-X

Nome completo: Marilza Oliveira da Silva

Idade: 57 anos

Formação acadêmica: Estudos Sociais (Centro Universitário Braz Cubas), História (Faculdade de Ribeirão Pires), Gestão (FIG), Supervisão (Faculdade de Carapicuíba), Pedagogia (Faculdade de São Bernardo do Campo) e Especialização em Sociedade e Cultura (PUC-SP).

Estado civil: Viúva

Filhos: Juliana, de 32 anos.

Mandatos que já exerceu: Secretária de Cidadania de Rio Grande da Serra (1998 – 1999); primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Rio Grande da Serra (1999); vereadora (2009 – 2012) e vice-prefeita (2013-2020).

Ídolo na política: Meu marido e ex-prefeito de Rio Grande da Serra, professor Mário de Carvalho (morto em 2015).

Frase inspiradora: “Você que confiou e confia suas joias mais preciosas, que são seus filhos, nas nossas mãos para educá-los, confie também a nossa cidade” – Autoria própria.