Lideranças do partido se reuniram no sábado, em Belo Horizonte, para discutir ampliação da participação feminina nas atividades políticas
2PSD Mulher - Encontro Sudeste

Encontros têm como objetivo incentivar e garantir que o partido lance cada vez mais candidatas nas eleições nos próximos anos.

Elas trabalham fora, cuidam da casa, dos filhos, dos parceiros e atuam na política. Cada vez mais influentes na vida pública, mulheres do Partido Social Democrático (PSD) de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e do Espírito Santo se reuniram em Belo Horizonte, neste sábado (9), véspera dos Dias das Mães, para discutir a ampliação da participação feminina nas atividades políticas no País.

Os Encontros Regionais do PSD Mulher já foram realizados nas regiões Nordeste e Sul têm como objetivo incentivar e garantir que o partido lance cada vez mais candidatas nas eleições nos próximos anos. Desta vez, o evento contou com a participação da coordenadora nacional do PSD Mulher, Alda Marco Antonio; das coordenadoras estaduais de Minas Gerais, Yêda Fernal; de São Paulo, Adriana Flosi; do Rio de Janeiro, Solange Amaral; e do Espirito Santo, Ilza Rodrigues; além da secretária geral do PSD Mulher, Ivana Boscolo. Participaram também a deputada estadual do Rio de janeiro Marta Rocha, prefeitas, vices, vereadoras, empresárias e lideranças sociais e políticas de Minas Gerais.

Na oportunidade, foram debatidos, entre outros temas, a ampliação da participação das mulheres na política e nas tomadas de decisões da sociedade. “Estamos trabalhando muito para incentivar as mulheres brasileiras a assumirem o papel que lhes cabe na política. O espaço está ai para ser conquistado, precisamos lutar por ele. Nas últimas eleições houve um aumento na participação das mulheres na disputa eleitoral, mas a representação ainda é baixa. Precisamos mudar esse cenário, nossa voz precisa ser mais ouvida”, destacou Alda Marco Antonio.

Uma das bandeiras do PSD é ampliar a participação das mulheres na política

Para a presidente do PSD Mulher de Minas, Yêda Fernal, “a mulher precisa participar da política e aumentar a sua representação. A verdadeira democracia só é construída com a participação de todos. Há pesquisas que apontam que nós, mulheres, estamos nos escolarizando e profissionalizando mais que os homens, ainda assim há uma disparidade nítida com relação a nossa participação no mercado. O que é ruim, pois quando há o empoderamento da mulher é comprovado que diminui a discriminação de gênero, a violência doméstica e há mais investimentos no social e na educação familiar”.

Ao final do evento, o presidente do PSD-MG, deputado federal Diego Andrade, se pronunciou parabenizando a todas as mulheres presentes e se comprometeu a fortalecer, ainda mais, o movimento feminino dentro do partido. “Muito nos orgulha sediar esse encontro. Uma sugestão que levarei à executiva estadual é a possibilidade de realizarmos eventos como este por toda Minas Gerais. O PSD tem condições de expandir a participação da mulher na política com ações promovidas por nossos deputados que possuem representação qualificada”, afirmou.

Nova filiação

A vereadora do município de Varginha, Racib de Fátima Faria, está em seu segundo mandato e preencheu, durante o encontro, a sua ficha de filiação para se integrar ao PSD de Minas Gerais. “Estou muito feliz e honrada com o convite que recebi de me integrar ao PSD. É um partido sério, que já conta com várias lideranças fortalecidas. Venho com energias renovadas e pretendo ser ainda mais atuante”.