União Geral dos Trabalhadores (UGT), presidida por Ricardo Patah, coordenador do PSD Movimentos, promove evento em parceria com o Governo do Estado. No primeiro dia, houve 12.450 inscrições

 

Ricardo Patah: na era digital, é preciso investir na qualificação profissional

 

Em parceria com o Governo de São Paulo, a União Geral dos Trabalhadores (UGT), presidida por Ricardo Patah, que é o coordenador nacional do PSD Movimentos, está promovendo esta semana a quinta edição do Mutirão de Empregos. Desta vez, o evento – realizado nos anos anteriores no Vale do Anhangabaú – acontece virtualmente em razão da pandemia do coronavírus, com participação de 40 empresas do setor de comércio e serviços, que colocaram à disposição 10.271 vagas pela plataforma Meu Emprego Vaga Certa.

De acordo com Ricardo Patah, no primeiro dia, 12.450 candidatos fizeram a inscrição. “Temos que arrumar mais vagas para a retomada da economia”, afirma o coordenador do PSD Movimentos, segundo quem nos primeiros quatro mutirões foram oferecidas 22 mil vagas. “Cerca de 40% foram preenchidas, mas o problema é que faltava qualificação profissional. É nisso que temos que investir nessa explosão da era digital”.

A ação ainda conta com a parceria do Centro Paula Souza e do Sebrae-SP, que oferecerá inscrições para cursos de qualificação profissional. A iniciativa é gratuita e ocorrerá até o dia 9 de outubro.

Entre as oportunidades de trabalho, há vagas para as áreas de atendimento, operador de loja, vendedor, promotor de vendas, desenvolvedor de aplicações, entre outras, incluindo opções de emprego para pessoa com deficiência. As empresas de todo o estado podem participar da iniciativa cadastrando as oportunidades de emprego, o que deve aumentar o número de regiões e vagas oferecidas.

A primeira etapa do mutirão será realizada entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro. Neste período, os interessados poderão cadastrar o currículo pelo site www.meuemprego.sp.gov.br/vagacerta. Os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) do Estado estarão disponíveis para auxiliar os cidadãos sem acesso à internet.

Na semana de 5 a 9 de outubro, as empresas participantes realizarão a seleção dos perfis. Os candidatos serão visualizados por ordem de cadastro, ou seja, quem tiver realizado a inscrição no primeiro dia, terá prioridade de atendimento. Após o cadastro dos currículos, os participantes poderão ser direcionados para o site do Poupatempo e acessar diversos serviços digitais do Estado, incluindo a carteira de trabalho digital.

Enquanto aguarda o contato das empresas, o candidato pode se inscrever para participar de cursos de qualificação profissional do Programa Empreenda Rápido ou dos cursos EAD oferecidos pelo Via Rápida Virtual, em parceria com a Univesp. São cursos na área de gestão de negócios, finanças, planejamento empresarial, tecnologia e idiomas.

Há também opções de cursos customizados do Programa Minha Chance na plataforma do Via Rápida, formatados pelo Centro Paula Souza especialmente para atender às necessidades das empresas Atento, Niazi Chohfi e Carrefour. No total, são 600 vagas de qualificação nas áreas de telemarketing, técnica de vendas e estoquista.