Prefeito Leitinho (PSD) promove evento cívico para homenagear comunidade do país europeu, que ajudou na fundação do município do interior do Estado de São Paulo

 

O prefeito Leitinho: “Nova Odessa sempre foi assim, uma cidade diversificada e aberta a todos”

 

Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Nova Odessa

 

O prefeito de Nova Odessa, Cláudio José Schooder (PSD), o Leitinho, participou na quinta-feira (17) da cerimônia de celebração dos 104 anos da Independência e da Proclamação da República da Letônia. O município da Região Metropolitana de Campinas, no interior do Estado de São Paulo, tem histórica ligação com o país situado na região Nordeste da Europa. Em 1905, imigrantes letos estavam entre os primeiros grupos trazidos do continente europeu para ocupar o então Núcleo Colonial, que se tornaria Nova Odessa, cidade com população atualmente estimada pelo IBGE em 61 mil habitantes. “É uma das datas mais importantes para a comunidade leta aqui da cidade, tendo em vista que Nova Odessa tem como uns de seus fundadores o povo leto”, afirmou o prefeito. Ainda segundo Leitinho, “a cada visita, cada apresentação artística, cada Festa Ligo, cada Festa das Nações e Festa do Galeto, da Primeira Igreja Batista, a gente reforça a ligação histórica que Nova Odessa tem com a Letônia. Nova Odessa sempre foi assim, uma cidade diversificada e aberta a todos”.

Realizado em frente ao Paço Municipal, o evento cívico teve o hasteamento das bandeiras do Brasil e da Letônia e a execução dos hinos nacionais dos dois países. O presidente da Associação Brasileira da Cultura Leta (ABCL), Felipe Albrecht, destacou a relevância da cerimônia para o fortalecimento cultural da comunidade no município. “É muito importante celebrarmos a Independência da Letônia, ainda mais olhando atualmente para a situação da Ucrânia, por exemplo, que está sob pressão da Rússia, que tenta anexá-la. Então, essa celebração vem para mostrar que todos os letos são livres, dentro e fora do país.”

A ex-cônsul da Letônia no Brasil, Daina Gutmanis, lembrou das batalhas travadas por seus compatriotas contra o autoritarismo. “É uma alegria muito grande encontrar todas essas pessoas queridas. A liberdade da Letônia não foi gratuita, ela foi conquistada com muitas lutas, primeiro em 1918, na guerra para manter a Independência, e após o fim da União Soviética, que a anexou no período posterior à Segunda Guerra Mundial. Só quem perdeu sua independência e viveu sob um regime autoritário sabe o que significa a verdadeira liberdade”, ressaltou Daina.