Matéria publicada pelo jornal carioca classifica o município como uma das cinco ‘ilhas tecnológicas’ brasileiras. Pré-candidato ao Governo de SP quer levar para todo o estado sua experiência na gestão da cidade

O pré-candidato Felicio Ramuth: jornal considerou o município como uma das cinco “ilhas tecnológicas” brasileiras

 

Redação Scriptum com O Globo

 

Em matéria publicada neste domingo (29), o jornal O Globo reconheceu o trabalho desenvolvido no setor tecnológico pela gestão do ex-prefeito de São José dos Campos e pré-candidato do PSD ao Governo do Estado de São Paulo, Felicio Ramuth. Intitulado 200+20: Conheça as cidades brasileiras que já deram o grito de independência tecnológica, o texto assinado pelo jornalista João Sorima Neto classifica o munícipio de 737 mil habitantes do Vale do Paraíba, no interior paulista, como uma das cinco “ilhas tecnológicas” brasileiras. O termo foi usado para descrever cidades que investem na área e sabem utilizar conceitos inovadores para garantir mais qualidade à educação, promover a geração de empregos e impulsionar o desenvolvimento econômico, o que ainda não é comum no País.

Felicio foi prefeito de São José dos Campos entre 2017 e março deste ano, quando renunciou ao cargo para disputar o Palácio dos Bandeirantes. No início daquele mês, o município — atualmente administrado pelo prefeito Anderson Farias, também filiado ao PSD — recebeu o título de Cidade Inteligente, com base em normas internacionais e análise de 279 indicadores. No mundo, só 79 cidades ostentam essa condição. “Cidade inteligente é uma cidade com tecnologia, inovação e que é reconhecida por cuidar da sua gente, das pessoas. É sustentável e consegue enfrentar os seus desafios com qualidade de vida para os seus cidadãos”, define o pré-candidato a governador.

 

Linha Verde: corredor de 20 km utiliza veículos elétricos

 

A tecnologia está sendo utilizada em São José dos Campos para a melhoria da prestação dos serviços em diversas áreas, entre elas o transporte público. A cidade está implementando a Linha Verde, um corredor com 20 quilômetros de extensão e 12 veículos elétricos, os VLPs, criados pela chinesa BYD e a brasileira Marcopolo. Eles têm capacidade para 168 passageiros e rodam sem ruído ou poluição.

A redução dos índices de criminalidade e do desmatamento são outros benefícios conquistados pelo setor tecnológico no município, que abriga o Centro de Segurança de Inteligência (CSI). Trata-se de um sistema de mil câmeras potentes, de tecnologia chinesa, que monitoram a cidade 24 horas, em tempo real. Elas conseguem localizar, por exemplo, o suspeito de um roubo com informações das características físicas e roupas.

Os equipamentos rastreiam com precisão a placa de um carro roubado e indicam seu trajeto. “A região do Vale do Paraíba é violenta, mas São José apresenta os menores indicadores de criminalidade dos últimos vinte anos. Os furtos de veículos, por exemplo, caíram 66%”, diz Peter Ribeiro, diretor do CSI. Com a ajuda de satélites, a prefeitura também detecta o desmatamento. Pela sobreposição de fotos, as imagens apontam, por exemplo, cortes de árvores em áreas de preservação ambiental.

 

Parque tecnológico de São José dos Campos

 

Uma fazenda de energia solar, ainda em construção, vai proporcionar uma economia de 30% na conta de luz dos prédios públicos. Semáforos inteligentes, por meio de um sistema do Google, rastreiam os celulares dos motoristas e ajustam o tempo de abertura, reduzindo os congestionamentos. “Além disso, 85% dos serviços públicos da prefeitura estão disponíveis através de aplicativos”, frisa o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Alberto Marques Filho, lembrando que a cidade tem uma Lei de Inovação que estimula cidadãos a trazerem novidades para a prefeitura.

Série

O texto de João Sorima Neto integra uma série de reportagens especiais publicadas pelo jornal em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil. Os textos relembram fatos importantes e apresentam propostas para que as experiências acumuladas em dois séculos sirvam de inspiração para o enfrentamento dos problemas atuais e a formulação de propostas para o futuro. Além de São José dos Campos, o jornalista citou como “ilhas tecnológicas” as cidades de Santa Rita do Sapucaí (MG), Piracicaba (SP), Recife (PE) e Florianópolis (SC).