Município administrado pelo prefeito Fernando Cunha (PSD) ocupa o 9º lugar em ranking nacional do Instituto Votorantim divulgado pela revista Exame

Olímpia obteve 33,72 na escala do Índice de Vulnerabilidade dos Municípios (IVM), que vai de 0 a 100.

Administrada pelo prefeito Fernando Cunha (PSD), Olímpia, no interior paulista, é uma das dez cidades brasileiras menos vulneráveis à Covid-19. A informação foi divulgada pela revista Exame e faz parte de um levantamento realizado pelo Instituto Votorantim, que analisou a situação das 5.570 cidades do País.

O estudo levou em consideração critérios como o número de leitos disponíveis na UTI e de respiradores a cada 100 mil habitantes, além da proporção da população idosa, PIB per capita e a situação fiscal do município. Olímpia, que tem população estimada em 55 mil habitantes, obteve 33,72 na escala do Índice de Vulnerabilidade dos Municípios (IVM), que vai de 0 a 100. Quanto maior a nota, mais vulnerável é a cidade.

O município de Colina, também localizado no interior do Estado de São Paulo, obteve a melhor nota (28,61) e Mojuí dos Campos, no Pará, apresentou o maior índice de vulnerabilidade (75,65). A íntegra do estudo pode ser conferida aqui.

Fernando Cunha disse que o índice positivo é resultado das ações da administração

O prefeito destacou que o resultado é mais uma prova da eficácia das políticas adotadas pela gestão no enfrentamento à Covid-19. “Desde que tivemos os primeiros casos no país, nossa cidade se manteve atenta, acompanhando a situação e planejando as ações. Exemplo disso é que, ao observarmos o crescimento, nos antecipamos, tomando medidas como o fechamento dos empreendimentos e dos estabelecimentos não essenciais, antes mesmo de ser decretado pelo Governo do Estado, para diminuir a circulação de pessoas e incentivar o isolamento. Tivemos 20% de ampliação dos leitos hospitalares e maior capacidade na enfermaria e na UTI para tratamento da Covid. Felizmente, apresentam baixa ocupação”, afirmou Fernando Cunha.

Ele também ressaltou a importância de outras medidas, entre elas a compra de insumos e equipamentos de proteção para os profissionais da saúde e a testagem em massa dos trabalhadores do setor.“Temos feito tudo o que é possível para organizar nosso serviço de saúde e ampliar as medidas de proteção à população. Sabemos que é um momento difícil enfrentado por todo o país, mas esse índice positivo nos traz um fôlego e a esperança de que estamos atuando no rumo certo”, disse o prefeito.

Casos

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Olímpia nesta terça-feira (19), a cidade tem 31 casos confirmados, incluindo uma morte provocada pela doença. Outros quatro pacientes aguardam os resultados de exames laboratoriais.