Medida adotada pela gestão do prefeito Fernando Cunha (PSD) tem como objetivo reduzir prejuízos financeiros provocados pela disseminação do novo coronavírus

O prefeito de Olimpia, Fernando Cunha.

Para enfrentar os prováveis impactos da disseminação do novo coronavírus na economia de Olímpia, município de cerca de 55 mil habitantes do interior paulista, o prefeito Fernando Cunha (PSD) assinou um decreto que estabelece medidas de apoio aos empresários da cidade, entre elas a abertura de linhas de crédito com condições especiais para empreendedores. Olímpia já registrou sete casos suspeitos de Covid-19, doença respiratória causada pelo vírus, que estão sendo monitorados pela Prefeitura.

Ao todo, a administração disponibilizou R$ 1,2 milhão no Banco do Povo Paulista para a concessão de créditos aos empreendedores, que terão carência de 90 dias para o início do pagamento e prazo de até 36 meses para a quitação. O limite de crédito é de R$ 20 mil para cada empreendedor.

Para facilitar o acesso, foi dispensada a exigência de avalista para a concessão de até R$ 3 mil. “Estamos decretando uma série de flexibilidades, carências e protelações na área financeira. Tudo aquilo que a gente for identificando que possa ajudar a população, os empregados e empresários da nossa cidade a passarem por essa crise nós iremos fazer. Adaptaremos esse decreto quantas vezes for preciso”, explicou o prefeito em vídeo publicado na sexta-feira (20) em suas redes sociais.

Além de amparar os empreendedores, o decreto estabeleceu a suspensão por 90 dias do pagamento de parcelas do IPTU, ISS, taxas e outras dívidas ativas. Nesse período, não haverá cobrança de juros e a administração estima que o impacto financeiro da medida pode chegar a R$ 800 mil.

Para receber o benefício, o contribuinte deve solicitar a adesão até o dia 30 de abril. O requerimento está disponível no site da Prefeitura (www.olimpia.sp.gov.br), que traz mais informações sobre o decreto.

Outro prazo prorrogado por 90 dias foi o pagamento da taxa de licença de funcionamento para estabelecimentos comerciais. A medida deve resultar em impacto financeiro de R$ 420 mil e os interessados também precisam aderir até o dia 30 de abril.