Gestão do prefeito Fernando Cunha (PSD) realiza testagem da população por amostragem.Trabalho permite identificação de pacientes assintomáticos e ajuda na definição de estratégias de combate à doença

Escolha dos participantes levou em consideração critérios como idade, gênero, localidade e nível de escolaridade.

Para mapear a disseminação do novo coronavírus em Olímpia, município de cerca de 55 mil habitantes do interior paulista, a gestão do prefeito Fernando Cunha (PSD) iniciou um trabalho de testagem da população por amostragem. A iniciativa permitirá a identificação de pacientes assintomáticos de covid-19 e auxiliará na definição de estratégias de combate e prevenção à doença.

Ao todo, serão testados 500 moradores da cidade e dos distritos de Ribeiro dos Santos e Baguaçu, que foram sorteados por meio de um processo que incluiu todas as regiões de Olímpia. Realizada pela equipe do Cartão Cidadão, a escolha dos participantes levou em consideração critérios como idade, gênero, localidade e nível de escolaridade. O trabalho conta com o suporte do Instituto Sinfor – Consultoria e Pesquisa.

A Prefeitura adquiriu testes rápidos de sorologia IGM/IGG, que identificam se o paciente já foi exposto ao vírus, se ainda está contaminado e se produziu anticorpos. Equipes da Prefeitura vão até as casas dos participantes para realizar os testes e aplicar os questionários, que também abordam os impactos sociais e econômicos provocados pela pandemia.

“Esperamos chegar nesse momento porque agora nós já temos mais de 100 dias da covid-19 e vamos estabelecer uma referência, um ponto de partida do grau de contaminação e do grau de imunização da cidade.Teremos moradores de todos os bairros da cidade testados e vamos demorar uns 15 dias para fazer esses exames. Dessa maneira podemos entender o verdadeiro cenário para estabelecer melhores estratégias de saúde para conter a propagação, tratando a situação com a consciência e a seriedade que a covid requer”, destacou o prefeito.

Além do mapeamento da covid-19 no município, nos próximos dias a administração vai inaugurar o Gripário, onde pacientes com sintomas de gripe e resfriado serão testados após avaliação médica. A unidade fica ao lado do Ambulatório de Referência e Especialidades (ARE), conhecido como Postão.

Casos

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura nesta quarta-feira (22), Olímpia tem 84 casos confirmados de covid-19 e cinco mortes provocadas pela doença. Outros 203 pacientes ainda aguardam os resultados de exames laboratoriais.