Trabalho realizado pela gestão do prefeito Fernando Cunha (PSD) reduziu o número de registros da doença no município do interior paulista entre 2019 e 2020

 

O prefeito Fernando Cunha

 

O trabalho realizado pela gestão do prefeito de Olímpia, Fernando Cunha (PSD), garantiu em 2020 uma queda de cerca de 98,5% no número de casos de dengue no município do interior do Estado de São Paulo, em comparação com o ano anterior. A cidade, com população estimada em 55 mil habitantes, teve apenas 55 casos confirmados da doença no ano passado, ante 3.511 registrados em 2019. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, nesse período também houve redução expressiva do número de notificações, de 5.177 para 496.

Em 2020, a Prefeitura promoveu nebulizações contra o mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, campanhas de conscientização e um total de 145.321 visitas a imóveis feitas por agentes do setor de controle de vetores. Além disso, foi implantado o projeto Aqui Tem Família Unida Contra a Dengue, que vai sortear diversos prêmios, como equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos, para moradores de residências onde não foram verificados criadouros do mosquito durante todo o ano.

Apesar dos resultados positivos, o secretário municipal de Saúde, Marcos Pagliuco, ressalta que é preciso manter o foco no combate à doença. “Durante o verão, as chuvas são intensas e não podemos nos descuidar dos quintais. Se cada um fizer a sua parte, vamos conseguir manter os casos sob controle.”