Medida inédita implantada durante a gestão de Gilberto Kassab já está em operação em 17 municípios em todo o Estado de São Paulo.

Ainda este ano, cerca de 50 municípios do Estado de São Paulo deverão realizar convênios com a Polícia Militar estadual para a realização da chamada Operação Delegada em seus territórios. Iniciada em 2 de dezembro de 2009, na cidade de São Paulo, foi uma medida inédita da gestão do então prefeito Gilberto Kassab.É realizada a partir de um convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado. Com os convênios, os PMs podem trabalhar até 96 horas por mês na operação, pondo fim aos chamados bicos ilegais.

No Interior de São Paulo, segundo a Secretaria Estadual da Segurança Pública, o convênio já existe em 17 cidades, sendo que outras 40 já estão em processo de aprovação pela PM. A primeira cidade do interior a aderir ao projeto, em 2011, foi Mogi das Cruzes, que viu na operação a possibilidade de combater o comércio ambulante irregular. O problema, segundo o secretário de Segurança Pública da cidade, Eli Nepomuceno, foi resolvido. “Tínhamos na área central vários problemas com vendedores ambulantes irregulares. Graças à operação, a situação foi equacionada”, garante.

Na capital, a eficácia da operação é abordada de outra forma. Segundo a SSP, o aumento do contingente de policiais na rua aumentou a sensação de segurança da população e ajudou a reduzir índices de violência – segundo a pasta, os furtos da rua 25 de março, no Centro, caíram em cerca de 80% no primeiro ano do convênio.

Além do combate do comércio ambulante ilegal, a Operação Delegada também levou à redução da criminalidade em pontos importantes da cidade. Destaque para a região da Rua 25 de Março, que teve 59% menos incidência de roubo, e para as subprefeituras da Mooca, Santo Amaro e Sé, que registraram queda de 70% na criminalidade. A Prefeitura investiu R$ 150 milhões na Operação Delegada em 2013. Entre 2009 e 2011, 513,9 milhões foram investidos na iniciativa.

Para o vereador Coronel Camilo, que foi comandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo por três anos, “o modelo é um sucesso que precisa continuar e progredir. Prova disso é a adesão de diversos municípios do Estado: Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, além de Andradina, São José do Rio Preto e Assis, no Interior. Vinte e duas cidades estão com os convênios prontos para serem assinados e outras 54 estão com a documentação sendo analisada pela Polícia Militar para poder implantar a Operação Delegada. Esse resultado faz parte de uma grande parceria, pois ninguém faz nada sozinho e sempre é possível melhorar”.

Para ele, é motivo de orgulho ter, junto com o prefeito Gilberto Kassab, criado e implantado a Operação na cidade de São Paulo. “É uma iniciativa em que todos ganham. O policial, que trabalha fardado e protegido pela lei; o Estado, que conta com mais policiais nas ruas; a Prefeitura, que resolveu um problema crônico da cidade; e, principalmente o cidadão, que pode fazer suas compras e caminhar com mais segurança. A criminalidade caiu em média 60% nas áreas implantadas e melhorou a sensação de segurança da população”, afirma.

Em matéria publicada neste domingo, o jornal Destak lembra que, apesar de proporcionar um pagamento extra ao policial com o respaldo da Polícia Militar, o número de oficiais inscritos na Operação Delegada de São Paulo vem se reduzindo nos últimos meses na cidade. A queda ocorreu após a Prefeitura ampliar as atribuições dos oficiais para atividades de maior risco, como a manutenção da ordem e do silêncio em bairros com altos níveis de criminalidade. O secretário municipal de Segurança Urbana, Roberto Porto, admitiu preocupação. “Se ninguém se inscrever, vamos ter de pensar uma saída com a PM”, disse.