Município administrado pelo prefeito Lucas Pocay (PSD) foi escolhido para testar um dispositivo que vai permitir, por meio da análise de apenas uma gota de sangue, a avaliação dos impactos da doença

Apresentação do projeto em Ourinhos: equipe poderá ter em mãos os primeiros resultados até o final de 2021.

Administrado pelo prefeito Lucas Pocay (PSD), o município de Ourinhos, no interior do Estado de São Paulo, foi escolhido por um grupo de pesquisadores para a implantação do primeiro centro de testagem, na América Latina, de um dispositivo que, por meio da análise de apenas uma gota de sangue, permitirá a avaliação dos impactos da covid-19 em cada paciente. A iniciativa reúne profissionais do renomado Imperial College London, na Inglaterra, da Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos, e da faculdade de Medicina da Unesp em Botucatu, cidade também situada no interior paulista.

O trabalho do grupo já é desenvolvido em países como Polônia, Espanha e Itália. Em Ourinhos, a coleta de sangue de dois mil pacientes da Santa Casa e do Hospital Covid, todos maiores de 18 anos, começou nesta segunda-feira (15). Os organizadores estimam que a pesquisa será finalizada até 2024. Entretanto, a equipe poderá ter em mãos os primeiros resultados até o final de 2021.

“É um grande projeto e Ourinhos será referência no mundo todo de enfrentamento à covid-19 e suas sequelas. Nós teremos o primeiro centro de testagem na América Latina desse moderno dispositivo que, através de gotículas de sangue, fará uma análise completa. Poderemos melhorar o tratamento e fazer com que as pessoas tenham um avanço no combate às sequelas”, afirmou o prefeito.

Pocay destacou, ainda, que a seriedade das decisões tomadas por sua gestão no enfrentamento à doença influenciaram na escolha do município para o projeto. “Tudo o que nós estamos fazendo desde o início, de forma muito transparente e responsável, fez com que Ourinhos fosse uma referência. Até hoje mantemos o hospital de campanha, coisa que pouquíssimas cidades no Brasil ainda mantêm.”

Realizado sem qualquer custo para o município, o projeto receberá investimento de cerca de R$ 6,5 milhões. De acordo com o grupo de pesquisadores, a coleta de cada amostra de sangue custará, em média, US$ 600 e o dispositivo também permitirá a análise dos impactos da dengue.

Parceria

A pesquisadora Juliana Floriano, da Unesp, agradeceu o apoio que recebeu de Pocay e da secretária municipal de Saúde, Cássia Palhas. Ela ressaltou a importância da parceria entre as instituições acadêmicas e a Prefeitura de Ourinhos. “As amostras são muito valiosas para que a gente possa entender essa pandemia, mitigar o impacto dessa doença, trazer qualidade de vida e diminuir os custos com saúde pública”, frisou Juliana.

Além dela, fazem parte do grupo o brasileiro Carlos Graeff; os pequisadores Jiri Adamec e Camila Braga, que trabalham para a universidade norte-americana; e Constanza Emanueli, profissional da instituição inglesa.

Casos

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Ourinhos nesta segunda-feira, a cidade, que tem população estimada em 114 mil habitantes, registrou 5.823 casos de covid-19 desde o início da pandemia. Desse total, 5.503 pacientes já foram curados. Outros 94 morreram em função da doença.