Gestão do prefeito Guti (PSD) busca empresa parceira para a construção de 25 escolas e cinco CEUs, além da reforma e ampliação de 150 unidades de ensino municipais

O prefeito ressaltou a importância da iniciativa, que dará novo fôlego financeiro à construção de escolas e centros educacionais

 

A Câmara Municipal de Guarulhos aprovou o projeto de lei de autoria do prefeito Gustavo Henric Costa (PSD), o Guti, que estabelece uma Parceria Público-Privada (PPP) para investimentos nas escolas municipais e nos Centros Unificados de Educação (CEUs). O projeto prevê a construção de 25 escolas e cinco CEUs nos cinco primeiros anos do contrato, além da reforma e ampliação de 150 escolas e a prestação de serviços de limpeza, segurança e manutenção das unidades. A parceria permitirá uma economia anual de R$ 74 milhões para a Prefeitura, verba que será destinada à melhoria da qualidade de ensino na cidade de cerca de 1,4 milhão de habitantes da Grande São Paulo.

O prefeito ressaltou a importância da iniciativa, que dará novo fôlego financeiro à construção de escolas e centros educacionais. “Com isso, nossa educação irá centrar esforços em avançar no atendimento pedagógico, melhorando ainda mais a qualidade de ensino de nossas crianças e deixando os investimentos em obras e serviços para as empresas”, afirmou Guti. Ele destacou, ainda, que Guarulhos tem nota 6,3 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) — número superior à média nacional — e deve crescer ainda mais nos próximos anos.

No modelo de parceria definido pela administração, os recursos necessários para a construção das unidades e a realização dos serviços serão antecipados pelo parceiro em cinco anos, período de execução das obras. Os pagamentos desses valores por parte da Prefeitura serão diluídos ao longo do contrato, que terá duração de 20 anos. A empresa será escolhida em processo licitatório, que deve durar entre 90 e 120 dias.