Trabalho realizado pelo prefeito Rômulo Rippa (PSD) nos últimos cinco anos fez com que o serviço contemplasse mais 20 mil moradores do município do interior do Estado de São Paulo

O prefeito Rômulo Rippa: “Avançamos quase 40% nos últimos anos”

Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Porto Ferreira

Nos cinco primeiros meses deste ano, a cobertura da rede de atenção básica à saúde em Porto Ferreira subiu de 90% para 94% da população do município do interior do Estado de São Paulo, que tem cerca de 56 mil habitantes. Dados divulgados pelo Ministério da Saúde registram que, em 2016, um ano antes do início do primeiro mandato do prefeito Rômulo Rippa (PSD), o índice de cobertura era de 58,89%. Isso significa que cerca de 20 mil pessoas passaram a ser atendidas desde então.

O prefeito comemorou o resultado em vídeo publicado em suas redes sociais. “É uma conquista, a consolidação de um número que prova a qualidade da política pública de saúde em Porto Ferreira. Avançamos quase 40% nos últimos anos, mesmo com todos os tropeços da pandemia. O próprio Ministério da Saúde orientou a paralisação de consultas e exames de rotina e hoje enfrentamos novamente as filas de espera e a necessidade dos mutirões. Nossa Secretaria de Saúde tem agido de maneira firme nisso”, destacou Rippa.

A atenção básica é conhecida como a “porta de entrada” dos usuários nos sistemas de saúde, ou seja, é o atendimento inicial. Entre as atribuições do serviço está a orientação sobre a prevenção de doenças e o encaminhamento dos casos mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade. Desde 2017, algumas iniciativas promovidas pela prefeitura foram responsáveis pela melhoria dos indicadores oficiais em Porto Ferreira, entre elas a criação do projeto UBS Noturna e a ampliação do programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF).