Recursos serão investidos na compra de equipamentos para a melhoria da gestão de resíduos sólidos

 

 

O prefeito Sergio Del Bianchi Junior: “Foi um grande presente para o povo pinhalense”

 

O prefeito de Espírito Santo do Pinhal, Sergio Del Bianchi Junior (PSD) assinou o maior convênio da história do município paulista, no valor de R$ 4,2 milhões, com o Ministério do Meio Ambiente. Os recursos serão utilizados para a compra de equipamentos, máquinas e veículos destinados à melhoria da gestão de resíduos sólidos no município.

“Ao recebermos a notícia da liberação do convênio fiquei muito feliz, foi um grande presente para o povo pinhalense”, disse o prefeito. “Estamos entre os 12 melhores projetos apresentados e somos a única cidade do Estado de São Paulo selecionada e aprovada, o que  é motivo de muito orgulho e satisfação”.

O edital divulgado pelo Ministério do Meio Ambiente previa atender projetos de municípios brasileiros que apresentassem ideias inovadoras e sustentáveis para a gestão de resíduos sólidos. A proposta apresentada pela prefeitura foi a construção de duas usinas, uma para atender a reciclagem e outra para reciclar materiais oriundos da construção civil. Além disso, foi prevista a compra de veículos, como caminhões para a coleta de resíduos sólidos e de recicláveis, além de máquinas para auxiliar no processo, como pás-carregadeiras e empilhadeiras, por exemplo.

“O projeto foi uma construção coletiva, de uma equipe honesta e muito dedicada. É gratificante ver o resultado de tanto trabalho, empenho e dedicação, em especial pelo nível de concorrência, uma vez que foram propostas do Brasil todo”, destacou o prefeito. “A partir da implementação de todas as ações previstas, de acordo com o cronograma, Espírito Santo do Pinhal será referência na gestão dos resíduos e na preservação do meio ambiente”.

De acordo com diretrizes apresentadas pelo Ministério do Meio Ambiente, a próxima etapa após a formalização do convênio será a capacitação das equipes financeiras dos doze municípios selecionados, o que acontecerá em Brasília. Também haverá a autorização do Governo Federal para as licitações visando a aquisição dos itens previstos nos projetos.Prefeito paulista assina convênio com o Ministério do Meio Ambiente