Felício Ramuth destacou suas afinidades com o partido para justificar a escolha, entre as quais a defesa do empreendedorismo

O prefeito Felício Ramuth assinou sua ficha de filiação ao lado do vice, Anderson Farias, e de lideranças do PSD

Redação: Scriptum

O prefeito Felício Ramuth, de São José dos Campos, uma das principais cidades do Estado de São Paulo, assinou nesta terça-feira (18) sua filiação ao Partido Social Democrático (PSD), em evento organizado no município da região do Vale do Paraíba. Com ele, também assinou a ficha de filiação o vice-prefeito Anderson Farias, que assumirá a presidência do Diretório Municipal do partido. O evento reuniu lideranças políticas e partidárias como o deputado federal Marco Bertaiolli, o ex-deputado Guilherme Campos, atual diretor de Administração e Finanças do Sebrae de São Paulo, e Renata Paiva, que foi a candidata do PSD à Prefeitura de São José dos Campos na última eleição.

Ramuth ressaltou o papel de Bertaiolli para que chegasse ao partido e destacou o trabalho realizado pela equipe que compõe a atual gestão municipal de São José. Ele também pontuou que buscou um partido com o qual tivesse afinidade e ressaltou a identificação que tem com pontos do estatuto do PSD, como a defesa do empreendedorismo e a presença do estado para dar suporte àqueles que mais necessitam.

“Tem gente que acredita que um partido de esquerda é aquele que defende o apoio aos mais pobres”, disse. “Existem também aqueles que defendem a eficiência da gestão pública, as concessões e as parcerias público-privadas ou a desburocratização”. De acordo com ele, “é possível reconhecer todas essas práticas de política e de gestão com uma visão de valores, da boa política. E esse é o PSD”. Ramuth destacou que lideranças da sigla praticam a política com honestidade e ética.

O prefeito também lembrou iniciativas de destaque da gestão municipal ligadas a gestores do PSD, como a Lei Cidade Limpa, introduzida em São Paulo quando o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, era o prefeito da cidade, e também o “case” nacional na área de saúde, em Mogi das Cruzes, quando a prefeitura era comandada pelo atual deputado federal Marco Bertaiolli. Apontou, ainda, a qualificação da gestão do governador do Paraná, Ratinho Júnior.

São José dos Campos

Com população estimada em 737 mil habitantes, São José dos Campos é a quinta cidade mais populosa do Estado e a 23ª do País. Sua economia é bastante dinâmica: abriga centros de ensino, pesquisa e produção especialmente nas áreas de ciência e tecnologia.

A região metropolitana da qual é o centro, congregando o Vale do Paraíba e cidades do litoral Norte do estado, reúne 39 municípios que, juntos, tem quase três milhões de habitantes.

Ramuth

Felício Ramuth é empresário com graduação em Administração de Empresas e MBA em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas. É o atual vice-presidente de Mobilidade Urbana da Frente Nacional de Prefeitos. Aos 53 anos, casado e pai de uma filha, disputou pela primeira vez um cargo eletivo em 2016, quando foi eleito prefeito no primeiro turno, com 219.511 mil votos – o mais votado na história da cidade.

Já foi secretário municipal de Transportes, presidente da Urbanizadora Municipal S/A (URBAM), empresa de economia mista, e secretário municipal de Comunicação.

Em sua gestão, a Prefeitura de São José dos Campos recebeu diferentes prêmios, como o primeiro lugar no ranking “Cidades Amigas da Internet”, edição 2019, do Painel TeleBrasil, o principal encontro de lideranças e autoridades do setor de telecomunicações do País, e o segundo lugar no prêmio Mário Covas Prefeito Empreendedor. Conquistou também o prêmio InovaCidade 2019, pelo programa Acesso Já, responsável pela operação do serviço de transporte adaptado municipal.

Entre outros projetos implementados na cidade, destacam-se a entrega do Hospital de Retaguarda de São José dos Campos, a “Linha Verde”, que cria o corredor sustentável ligando as regiões Sul e Leste da cidade, e a “Cidade da Educação”, que irá consolidar iniciativas inovadoras na oferta da educação municipal, com integração dos serviços oferecidos no município.