O vereador Reginaldo Marcomini (PSD) votou contra o pagamento de férias e 13º salário à atual prefeita e ao vice.

 

O prefeito eleito Reginaldo Marcomini e a vice, Vanja.

 

Em Macedônia — município de cerca de 3.600 habitantes do interior do Estado de São Paulo — o prefeito eleito Reginaldo Marcomini (PSD), que atualmente exerce o cargo de vereador na cidade, ajudou a derrubar dois projetos de lei que poderiam beneficiá-lo a partir de janeiro de 2021, quando iniciará seu mandato à frente do Executivo. Na última sessão ordinária da Câmara de Macedônia, realizada nesta segunda-feira (7), o parlamentar votou contra propostas da atual prefeita, Lene Marsola, que garantiriam o pagamento retroativo de férias e 13º salário a ela e ao vice, Dionísio Ferreira da Cruz, o Nico. Ambos são filiados ao PTB.

O valor total dos benefícios levaria em consideração as remunerações de 2017 a 2020. No próximo ano, já como prefeito, Marcomini também poderia receber. Em seu discurso na tribuna, ele criticou as propostas e justificou seu posicionamento. “Eu não sou contra o pagamento de férias e 13°, pois isso é reconhecido por lei. Mas o momento não é propício, estamos atravessando um momento crítico por conta da pandemia, o município tem outras prioridades.”

Os projetos foram reprovados por cinco votos a dois. Além de Marcomini, votaram contra as propostas os seguintes parlamentares: Tonhão (PSD), Neide Professora (Republicanos) e dois vereadores do PTB, Cazu e Willian. Apenas Monique e Abílio Marques, que também integram a bancada do PTB, mas são ligados ao grupo político da prefeita, foram favoráveis.

O outro vereador petebista, Jesus Brigatti, que foi candidato a vice na chapa derrotada por Marcomini na eleição, não compareceu às últimas duas sessões legislativas. A presidência da Câmara de Macedônia informou que o parlamentar está enfrentando problemas de saúde.

Eleições 2020

Marcomini foi eleito no último dia 15 com 1.487 votos (o equivalente a 50,25% do total de votos válidos). Ele terá como vice-prefeita Vanja Cristina Andrade Sabino Dos Reis (PL).

O segundo colocado na eleição foi o atual vice-prefeito da cidade, Nico, que obteve 1.472 votos (49,75%). De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram registrados em Macedônia 23 votos brancos (0,76%), 58 votos nulos (1,91%) e 412 abstenções (11,94%).