Prefeito Marco Bertaiolli (PSD) afirma que projeto é prevenção de saúde: “Quanto mais as pessoas praticarem atividades físicas, menos precisarão frequentar unidades de saúde”. Em 2015, deverão ser inauguradas mais 18 academias para a terceira idade.
Academia da Terceira Idade funciona na praça Francisca de Campos Mello Freire

Academia da Terceira Idade funciona na praça Francisca de Campos Mello Freire

A Prefeitura de Mogi das Cruzes entregou a 43ª Academia da Terceira Idade do município. O equipamento fica na praça Francisca de Campos Mello Freire, conhecida como “Praça dos Enfartados”, na Vila Oliveira, e abre uma série de entregas de ATIs que acontecerão em 2015.
Para o próximo ano, estão previstas entregas de mais 18 ATIs, em diversas regiões da cidade. O investimento será fruto de uma parceria entre a Administração Municipal e o Governo Federal.
“As Academias da Terceira Idade são uma das iniciativas de maior sucesso entre a população de Mogi das Cruzes. É um projeto de prevenção de saúde porque, quanto mais as pessoas praticarem atividades físicas, menos precisarão frequentar unidades de saúde por conta de doenças. Além disso, é uma forma de os idosos se socializar”, destacou o prefeito Marco Bertaiolli (PSD).
A praça Francisca de Campos Mello Freire já é um ponto conhecido de prática de atividades físicas dos mogianos e já conta com algumas estruturas voltadas a exercícios físicos, como barras, locais para exercícios abdominais e de alongamento. A nova ATI será mais uma opção para os frequentadores.
A nova ATI faz parte de um projeto de ampliação que compreende a instalação de outras 18 academias em 2015. Entre as primeiras unidades que deverão ser instaladas no próximo ano estão a do Parque Morumbi e do Jardim Margarida. Também estão previstas entregas no Conjunto Álvaro Bovolenta, Real Park Tietê Jundiapeba, Jardim Aeroporto III, Mogi Moderno, Jardim Apolo, Conjunto Habitacional Toyama, Parque Olímpico, Jardim São Pedro, Jardim Primavera, Vila Paulista da Estação, Cezar de Souza, Vila Nancy, Residencial Novo Horizonte, Residencial Colinas, Jardim Rodeio e Jardim Cecília.
Neste ano, já foram instaladas ATIs na nova praça construída no Jardim Nove de Julho e no Complexo Viário Júlio Simões, na altura em que a avenida corta o bairro Parque Olímpico.
Outra novidade com relação ao programa é que a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) finalizou o chamamento público para a definição da entidade social que fará o gerenciamento das Academias da Terceira Idade, inclusive com a realização de aulas abertas à população. O contrato com a AMAC, vencedora do certame, deverá ser assinado até o final deste mês e a previsão é que as atividades com os professores sejam retomadas em janeiro.