Para aprimorar o atendimento, administração investiu em serviços de ampliação, reforma e manutenção. Em parceria com a USP, inaugurou o 6º Núcleo de Saúde da Família, para atender 3 mil famílias.
Unidade de Saúde da Família (USF) Drª. Heloísa Maia La Rocca, no bairro Jamil Seme Cury

Unidade de Saúde da Família (USF) Drª. Heloísa Maia La Rocca, no bairro Jamil Seme Cury

A Prefeitura de Ribeirão Preto, administrada pela prefeita Dárcy Vera (PSD), entregou em 2014 dez unidades de saúde que passaram por processos de reforma, ampliação e serviços de manutenção, com o objetivo de aprimorar cada vez mais o atendimento à população.

Três unidades de saúde passaram por obras de ampliação, por meio do programa federal “Requalifica UBS”. Uma delas foi a USF (Unidade de Saúde da Família) Prof. Dr. Alberto Raul Martinez, no bairro Estação do Alto, onde foram ampliadas as áreas de recepção e arquivo e construídas salas para Agentes Comunitários, para acolhimento e dois consultórios com banheiros.

A população do bairro Avelino Palma também foi beneficiada. Na USF Prof. Dr. José Augusto Laus Filho foram construídos dois consultórios, sendo um para odontologia, além de uma copa e uma sala para agentes comunitários de Saúde. E a UBS Dr. Álvaro de Oliveira Paiva, no Jardim Paiva, conta agora com farmácia e sala de reuniões.
“Todas as obras e reformas foram feitas pensando no bem-estar e conforto da população. As unidades agora poderão servir melhor aqueles que a procuram”, declarou o secretário da Saúde, Stenio Miranda.

Em outubro passado, a Prefeitura de Ribeirão Preto reabriu a UBS (Unidade Básica de Saúde) Dr. Hélio Lourenço de Oliveira, localizada no bairro Santa Cruz do José Jacques. A unidade teve sua área física praticamente duplicada, passando de 387,4 m² para 707,41 m².
A obra recebeu investimentos de R$ 1.077.589,79, sendo que 85% são de recursos próprios. “Essa reforma nos permitiu dobrar o número de consultórios de três para seis, ter uma sala para inalação, banheiros adaptados para deficientes, sala de emergência e outras melhorias que antes não tínhamos”, explicou o médico Rachid Cury, gerente da unidade.

Nesta UBS são oferecidas consultas médicas (pediatria, clínica e ginecologia e obstetrícia) e de enfermagem, atendimento odontológico, vacinação, assistência farmacêutica, curativos, inalação e visitas domiciliares para uma área de abrangência que envolve 39 mil habitantes.

Em setembro, em parceria com a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP e o Hospital das Clínicas, a Prefeitura inaugurou o 6º Núcleo de Saúde da Família, denominado Professor Doutor Gilson de Cássia Marques de Carvalho, para atender a uma população de 3 mil famílias do bairro Alto do Ipiranga.

A unidade oferece atendimento nas áreas de pediatria, clínica médica, ginecologia e obstetrícia, enfermagem, planejamento familiar, acompanhamento das famílias cadastradas e atividades educativas. Com uma equipe multidisciplinar, a unidade conta com seis consultórios, área administrativa, salas de reuniões, de agentes comunitários; consultório de enfermagem e sala de procedimentos.

Em maio, foi entregue à população a 8ª Unidade de Saúde da Família (USF) Drª. Heloísa Maia La Rocca, no bairro Jamil Seme Cury. A unidade atende cerca de 7 mil moradores dos bairros Portal do Alto e Jardim Arlindo Laguna.

Em uma área construída de 339,13m², a unidade conta com salas de recepção e arquivo, sala de espera, sanitários masculino/feminino e para portadores de necessidades especiais, sala de vacina, sala de acolhimento, sala de primeiros atendimentos, sala de curativos, sala de inalação, cinco consultórios, sendo três deles com banheiro, consultório com um equipo odontológico, sala dos agentes comunitários, copa para funcionários, sala de expurgo, almoxarifado e área de serviço.

Manutenção Própria

Além desses serviços, a equipe de manutenção da Secretaria da Saúde realizou reformas em cinco unidades de saúde por períodos prolongados. “As Unidades de Pronto Atendimento funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e têm um desgaste de estrutura muito grande. Por isso temos utilizado os períodos de feriado para realizar a manutenção necessária”, informou o secretário Stenio Miranda.

A primeira unidade a passar por manutenção foi a UBDS (Unidade Básica Distrital de Saúde) Cuiabá, localizada na rua Cuiabá, 601, no Sumarezinho, que fechou no feriado, de 17 a 21 de abril. Foram realizados serviços de pintura em vários pontos, tratamento de piso, reparação elétrica e hidráulica.

Já a UBDS Dr. Sérgio Arouca, localizada no bairro Quintino II na região norte, fechou no período de 1 a 4 de maio. A equipe de manutenção da Secretaria da Saúde realizou serviços de manutenção corretivos e preventivos, como reparos elétricos, hidráulicos, substituição de maçanetas, pinturas, entre outros.

A UBS “Herbert de Souza – Betinho”, localizada na rua João Toniolli, no bairro Ribeirão Verde, passou por manutenção no período de 7 a 11 de julho. Apesar de não ser Pronto Atendimento e funcionar 24horas, essa unidade que conta com cerca de 60 funcionários e atende, em média, 500 por dia.

O espaço também passou por adequações nas redes elétrica e hidráulica, além de pintura. “Com essas melhorias estamos oferecendo melhores condições de trabalho aos funcionários e aos usuários”, afirmou a gerente Ana Silvia Ciscatto Camilo.

A última unidade a passar por manutenção foi a UBDS Dr. Marco Antonio Sahão, localizada na Vila Virgínia que foi realizada em duas etapas: A primeira no período de 25 a 29 de outubro. “Naquela ocasião nós ampliamos a sala de acolhimento com acesso para cadeirante e pintamos a sala de observação masculina e feminina”, explicou o gerente Guilherme Gonçalves Conceição.

A segunda foi no período de 20 de novembro a 1º de dezembro. Apenas os serviços de Pronto Atendimento foram suspensos. A sala de vacina, agendamentos, farmácia, odontologia e curativos funcionaram normalmente.

Neste período foram feitos serviços como pintura da sala de urgência, instalação de ar condicionado na recepção, bem como a troca de piso e acabamento, instalação de pedra no balcão da sala de recepção e consertos no telhado na parte externa da entrada da Unidade.