Corporação vai reforçar o combate à criminalidade com pistolas elétricas e sprays de pimenta. "Estamos investindo constantemente na segurança da população”, destaca a prefeita Capitã Lucimara (PSD)

A prefeitura investiu R$ 52 mil na aquisição de cinco armas elétricas incapacitantes e 60 sprays de pimenta, além de coldres e capacetes balísticos.

 

Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Valinhos

 

Para garantir mais segurança aos moradores de Valinhos — cidade de 133 mil habitantes do interior do Estado de São Paulo — a gestão da prefeita Capitã Lucimara (PSD) comprou armas não letais e dispositivos de proteção para os agentes da Guarda Civil Municipal. A prefeitura investiu R$ 52 mil na aquisição de cinco armas elétricas incapacitantes e 60 sprays de pimenta, além de coldres e capacetes balísticos.

Este é o terceiro lote de equipamentos desse tipo entregue pela administração desde outubro do ano passado. “Estamos investindo constantemente na segurança da população e, seguindo neste ritmo, determinamos a aquisição de mais um lote de armas não letais para a Guarda Civil Municipal. Os dispositivos permitem ao guarda o uso gradual da força durante determinadas operações de detenção de suspeitos, com preservação da vida e imobilização”, explicou a prefeita.

O secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, também destacou a importância da iniciativa. “Atualmente o criminoso em fuga tem quase a certeza de que o agente não vai atirar nele com uma arma de fogo, porém a situação muda quando o meliante se vê diante de uma arma de choque paralisante, cujo efeito ninguém quer sentir.”

O equipamento emite pulsos elétricos que atuam sobre o sistema neuromuscular, causando desorientação, fortes contrações musculares e queda do indivíduo, o que permite a incapacitação temporária do agressor e rápida detenção. Inspetores e subinspetores da Guarda Civil Municipal passaram por treinamentos no começo deste ano para o uso de armas não letais e já utilizam esses equipamentos em patrulhamentos pela cidade. “Além das pistolas elétricas incapacitantes, as equipes portam também os sprays de gás de pimenta, que podem ser lançados a alguns metros dos suspeitos, sem oferecer risco de morte, e tornam a ação policial altamente eficiente”, disse o comandante da Guarda Civil Municipal, Aparecido Ignácio.