Plano para o bairro São Vicente é construir um novo piscinão, ampliar o já existente e aprofundar a galeria de águas pluviais

Prefeito Lucas Sia já busca verbas para a execução das obras, que só poderão ocorrer no período de estiagem

 

A Prefeitura de Artur Nogueira, administrada pelo prefeito Lucas Sia, do PSD, está desenvolvendo projetos para acabar com as enchentes que há anos causam transtornos aos moradores da Vila São Vicente. No último sábado (13), várias casas foram invadidas pela água da chuva.

Desde a fundação do bairro a Prefeitura, em gestões anteriores, executou várias obras a fim de solucionar o problema, mas nenhuma demonstrou eficiência. Dentre as ações projetadas estão a construção da galeria de águas pluviais na avenida Santos Dumont, o piscinão na esquina das ruas Laura Miranda e Maria Marson Sia, e posteriormente a ampliação do piscinão.

“Infelizmente, tais obras se demonstraram ainda ineficientes, prova disso foram os estragos causados pela chuva do último sábado. Atualmente, o piscinão atua como um ‘pulmão’, onde são reservadas as águas que excedem a capacidade da galeria. Ocorre que ele é pequeno e insuficiente, pois sua capacidade é de cerca de 500 mil litros”, explica o prefeito.

A Secretaria de Planejamento tem desenvolvido projetos para resolver o problema definitivamente, tanto das enchentes quanto da água que desce em grande quantidade pelas ruas adjacentes ao bairro.

Com isso, o prefeito Lucas Sia já busca verbas para a execução das obras, que só poderão ocorrer no período de estiagem. “Meu compromisso durante esses quatro anos é com a população. Sabemos que os moradores do bairro São Vicente se sentem esquecidos pela administração. Mas isso vai mudar, nossa gestão se preocupa com cada munícipe e trabalha incansavelmente para proporcionar uma Artur Nogueira melhor”, disse Sia.

ETAPAS

Segundo a Prefeitura, o plano é atuar em duas etapas. A primeira será a construção de um segundo piscinão, desta vez subterrâneo e com capacidade para cerca de 4,2 milhões de litros. Sobre ele será construída uma área para esportes e lazer.

A primeira etapa envolve ainda o aprofundamento do piscinão já existente, dobrando a sua capacidade para 1 milhão de litros – suficiente para a preservação provisória da água excedente durante a chuva.

Na segunda etapa, a ideia é iniciar as obras de prolongamento da galeria de águas pluviais da avenida Santos Dumont. O prolongamento interceptará toda a água que desce dos bairros Jardim Carolina, Laranjeiras e Humberto Rossetti.