Medida proposta pelo prefeito Leitinho (PSD) tem como objetivo ajudar organizações sem fins lucrativos prejudicadas pela pandemia de covid-19

 

O prefeito Leitinho durante reunião com representantes de entidades

 

Redação: Scriptum

 

O prefeito de Nova Odessa, Cláudio José Schooder (PSD), o Leitinho, anunciou nesta segunda-feira (29) que a Prefeitura pretende fazer um “repasse emergencial e excepcional de recursos” a sete entidades assistenciais e associações sem fins lucrativos do município do interior do Estado de São Paulo. De acordo com a proposta do prefeito, encaminhada para a Câmara Municipal com um pedido de votação em regime de urgência, cada organização vai receber R$ 20 mil. Na justificativa que acompanha o projeto, Leitinho ressaltou que, “em decorrência da pandemia de covid-19, as entidades foram diretamente afetadas com a falta de recursos, visto que a realização de eventos para arrecadação de doações restou prejudicada”.

A medida poderá beneficiar as seguintes entidades: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Nova Odessa (Apae); Comunidade Geriátrica de Nova Odessa; Associação Amigos do Casulo; Serviço de Orientação e Solidariedade; Centro de Prevenção à Cegueira; Associação dos Amigos dos Animais de Nova Odessa; e Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Nova Odessa.

O prefeito lembrou, ainda, que já existia previsão orçamentária de R$ 140 mil, verba que seria destinada para a realização da Festa das Nações no formato presencial, “o que não ocorreu, visto o cenário pandêmico”.

A Prefeitura conseguiu auxiliar as entidades na promoção da Festa das Nações de 2021, mas em um novo formato, com venda on-line antecipada dos pratos e retirada na sede de cada ONG no sistema drive-thru. O resultado foi considerado um sucesso pelos organizadores, mas o volume de pratos vendidos não se compara ao de uma festa presencial. “As entidades cadastradas desempenham serviços de relevante interesse social, constituindo-se interesse público a destinação desse recurso a elas”, justificou Leitinho no texto que acompanha o projeto de lei.