Município administrado pela prefeita Lucimara Godoy Vilas Boas, do PSD, também reiniciou atividades do projeto de natação “Novos Cielos”

Aulas de natação têm duração de 45 minutos e contam com a supervisão de profissionais e estagiários de Educação Física

 

Cerca de 400 alunos que participam das atividades esportivas oferecidas pela Prefeitura de Valinhos, administrada por Lucimara Godoy Vilas Boas, a capitã Lucimara, retomaram as aulas de seis das 14 modalidades na semana passada. Eles representam 10% do total dos alunos –são 4 mil matriculados. Todas as atividades esportivas estavam suspensas desde março do ano passado devido a pandemia do coronavírus.

“As atividades voltadas à terceira idade continuam suspensas e só retornarão após a vacinação de todas as pessoas acima de 60 anos, ou com comorbidades”, destacou o secretário José Felipe Zani.

Ele também informou que neste primeiro momento somente seis das modalidades foram iniciadas em razão dos espaços já estarem totalmente adequados à prática esportiva. As oito modalidades restantes (futebol, futsal, handebol, judô, tênis de campo e de mesa, karatê e voleibol adaptado) devem ser iniciadas no começo de março, com a participação de pelo menos 1 mil alunos.

“O que será possível quando os espaços, que também ficaram por quase um ano sem manutenção, em 2020, estejam adequados. A expectativa, então, é receber cerca de 1 mil alunos a partir de março e progressivamente aumentar a quantidade dentro das normas sanitárias estabelecidas em cada fase do Plano São Paulo”, esclareceu Zani.

A Secretaria disponibilizará mais horários para cada esporte, promovendo a redução no número de pessoas por horário e turma, para facilitar o distanciamento e segurança dos alunos. Conforme decreto do Plano São Paulo será respeitada a presença de alunos no percentual de 60% da capacidade máxima durante a Fase Amarela.

Novos Cielos

Também foram iniciadas nesta segunda-feira as atividades do projeto de natação “Novos Cielos”, oferecido pelo Instituto Cesar Cielo, em Valinhos. As aulas beneficiarão diretamente 72 crianças de 7 a 10 anos (nascidas de 2011 a 2014). Ao todo são oito turmas, divididas por faixa etária e com no máximo 10 alunos cada. As atividades têm duração de 45 minutos, supervisionadas por profissionais e estagiários de Educação Física do próprio projeto.

“As inscrições foram feitas conforme ordem de chegada e esgotaram-se rapidamente. A maioria das crianças é carente, de escolas públicas; elas jamais tiveram a oportunidade de aprender a nadar”, enfatiza Marcelo Lima, professor de natação da Secretaria de Esportes e coordenador do projeto em Valinhos.