Para evitar a disseminação da Covid-19, gestões do PSD promovem iniciativas como as 'barreiras sanitárias' e o projeto Balsa Digital

Balsa em Ilhabela: acesso é liberado para veículos de emergência, carros oficiais ou que realizam serviços de abastecimento.

 

Prefeituras do PSD no Estado de São Paulo adotaram medidas para controlar o fluxo de pessoas e evitar a disseminação do novo coronavírus, causador da doença respiratória Covid-19. Esse é o caso de Ilhabela, município do litoral Norte paulista administrado pela prefeita Gracinha Ferreira (PSD), que implantou o sistema Balsa Digital.

Quem deseja realizar a travessia entre São Sebastião e Ilhabela deve fazer a solicitação no site da Prefeitura (travessia.ilhabela.sp.gov.br). Cada pedido é analisado e respondido por uma equipe de gestores e fiscais.

A análise dos pedidos leva em consideração se a pessoa realmente mora em Ilhabela e não está entrando na cidade apenas como turista ou visitando parentes. O acesso é liberado para veículos de emergência, carros oficiais ou que realizam serviços de abastecimento. O tempo médio para a resposta é de 30 minutos.

O sistema entrou em funcionamento na sexta-feira (20) e, menos de 24 horas depois, 1.300 solicitações já tinham sido atendidas. “Além de cumprir o decreto municipal de calamidade, cumprimos também a determinação do governo estadual para a quarentena. A ordem é que a pessoa não transite e cumpra a quarentena onde está”, afirmou a prefeita.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Bianca Colepicolo, destacou que a implantação da Balsa Virtual é mais uma das medidas adotadas pela administração para o combate ao coronavírus no município, que tem população estimada em 34 mil habitantes. “A cidade já não recebia navios de cruzeiro e a Secretaria de Saúde seguia com barreiras de orientação na entrada da cidade, a balsa. Mas o clamor de todos era que não deixassem mais pessoas entrar, para evitar um possível colapso no sistema de saúde. Era preciso ter um controle na entrada da balsa.”

De acordo com o boletim divulgado pela Prefeitura nesta terça-feira (24), há 16 casos suspeitos de Covid-19 em Ilhabela.

Agentes medem a temperatura de motoristas e passageiros dos veículos que entram em Morungaba

Barreiras

O prefeito de Morungaba, Marquinho de Oliveira, determinou a implantação de “barreiras sanitárias” na entrada do município do interior paulista, que tem população estimada em 13 mil habitantes. Até esta quarta-feira (25), a cidade registrava dois casos suspeitos de Covid-19.

As barreiras contam com o apoio de funcionários do Departamento de Saúde, voluntários, funcionários da Defesa Civil e policiais militares. Motoristas e passageiros dos veículos que entram em Morungaba estão passando pelo controle de temperatura corporal com termômetros infravermelho. Caso a pessoa apresente temperatura acima de 37,8º C, é orientada a procurar o serviço de saúde.

Outro município do interior paulista que adotou a medida foi Cruzeiro, onde há sete casos suspeitos da doença. A gestão do prefeito Thales Gabriel promove ações nas proximidades das rotatórias das avenidas Rogério Mariano e Voluntários Paulistas, além do acesso ao bairro do Pontilhão, na Rua Capitão Neco. O acesso à cidade, que tem cerca de 82 mil habitantes, é permitido aos prestadores de serviços essenciais.