Ubatuba ocupa o segundo lugar na lista de municípios paulistas analisados pelo Governo do Estado e a cidade de Cruzeiro está na quarta colocação

 

O prefeito de Cruzeiro, Thales Gabriel

 

Duas cidades administradas pelo PSD, Ubatuba e Cruzeiro, estão entre os cinco municípios do Estado de São Paulo que registraram maior adesão ao isolamento social adotado para evitar a disseminação da Covid-19, doença respiratória causada pelo coronavírus. A informação foi divulgada pelo governo estadual nesta quinta-feira (16) e baseou-se em dados coletados na terça-feira (14) pelo Sistema de Monitoramento Inteligente (Simi-SP) em 104 cidades com população igual ou superior a 70 mil habitantes.

A taxa de isolamento social é obtida por meio da geolocalização de smartphones monitorados pelas quatro principais operadoras de telefonia. De acordo com o Simi, Ubatuba, município do litoral Norte paulista sob a gestão do prefeito Délcio Sato, ocupa o segundo lugar no ranking, com 64% de adesão. Administrada pelo prefeito Thales Gabriel, a cidade de Cruzeiro, no interior paulista, conquistou o quarto lugar, com 61%.

 

O prefeito de Ubatuba, Delcio Sato.

 

Sato publicou em suas redes sociais uma mensagem de agradecimento aos munícipes que contribuíram para que a cidade, que tem população estimada em 90 mil habitantes, conquistasse o resultado positivo. “A Prefeitura de Ubatuba agradece a você, que mesmo com todos os desafios, está colaborando, está fazendo a sua parte e ficando em casa. Não é só a sua vida que você está salvando, pode ser a de muitas pessoas”, diz um trecho da mensagem.

Conforme o boletim divulgado pela administração de Ubatuba nesta quinta-feira (16), há um caso confirmado da doença, 56 casos que aguardam o resultado de exames laboratoriais e dois óbitos sob investigação.

 

A cidade de Cruzeiro tem taxa de isolamento de 61%.

 

Cruzeiro

O prefeito de Cruzeiro, Thales Gabriel, também agradeceu aos moradores pela adesão ao isolamento social. “É importante reconhecer e agradecer à população e os empresários, que estão empenhados em manter as ações de distanciamento social a fim de evitar a disseminação do coronavírus.”

Ainda segundo ele, “os números comprovam que ficar em casa é a decisão correta e as medidas que estamos tomando junto ao Governo do Estado são essenciais neste momento de pandemia. Vamos manter as ações de distanciamento para minimizar os impactos do vírus.”

Dados do boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira pela Prefeitura de Cruzeiro, que tem população estimada em 82 mil habitantes, registram que a cidade tem 24 casos suspeitos de coronavírus, três confirmados, além de uma morte que pode ter sido causada pela doença e está sendo investigada.

 

Ubatuba ocupa o segundo lugar no ranking paulista, com 64% de adesão.

Outros destaques

As taxas registradas pelos municípios no ranking ainda estão abaixo do índice de 70%, considerado ideal pelo governo estadual para o impedimento da disseminação da Covid-19. Mas superam o percentual do Estado, que registrou 50% na terça-feira.

Entre as vinte cidades com os maiores índices de isolamento, há outras governadas pelo PSD, como Ibiúna, que ocupa o 8º lugar (59%); Cajamar, no 11° lugar (58%); Votuporanga, na 16º posição (57%); e Caieiras, na 19ª posição da lista (55%).